Pular para a barra de ferramentas
CidadesCuriosidadesMenu PrincipalPolítica

Começa mobilização pela disputa da presidência da União dos Municípios

upb
Entidade terá eleições para o novo quadro de direção | FOTO: Reprodução/UPB |

Primeira mulher a assumir a presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria (PSB) se apresentou para a reeleição no cargo, que deve ocorrer em janeiro de 2015, após publicação de edital. Prefeita do município de Cardeal da Silva, Quitéria aparece, até então, como candidata única para o pleito, segundo informou a assessoria de comunicação da UPB. Apesar do forte apoio que tem na União, conseguindo manter uma unidade com mais de 300 prefeitos, outros partidos e prefeituras baianas tem se mobilizado para a escolha de novos nomes para direção. Maria Quitéria disputou o cargo em 2013 com o colega da legenda Wilson Cardoso, prefeito de Andaraí.

De acordo com o presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, a legenda irá se reunir com todos os seus prefeitos, inclusive, os que estão na direção da UPB, como José Bonifácio, de Ruy Barbosa, vice-presidente; e João Bosco, munícipe de Teixeira de Freitas e tesoureiro do órgão. O objetivo da reunião, acrescenta Everaldo, é saber qual o olhar deles e seus posicionamentos para em seguida definir se lançara um candidato ou apoiará Maria Quitéria, gestora pela qual o PT tem “muito carinho”.

“Ela nos apoiou com muito dedicação, apoiou Dilma e fez campanha”, comentou Everaldo. Maria Quitéria, inclusive, apoiou o governador eleito Rui Costa mesmo tendo a candidata Lídice da Mata pelo seu partido. O presidente do DEM na Bahia, José Carlos Aleluia, também informou que a maioria das prefeituras são petistas, mas que irá se articular com as de oposição futuramente. “Mas até agora, não definimos nada”, adiantou.

Méritos – A presidente da UPB é muito bem vista entre a maioria dos colegas pela sua capacidade de diálogo, discernimento político e com boa representatividade em Brasília. Isto porque foi ela quem encabeçou um movimento em prol do aumento do Fundo de Participação dos Municípios, projeto que está para ser votado na Câmara dos Deputados.

Tomando a frente do movimento, que reuniu prefeituras de todo o Brasil, ela conseguiu junto ao governo federal a proposta de aumento de 1% do Fundo. Na ocasião, em outubro do ano passado, diversas prefeituras fecharam as portas. Quem já declara apoio à reeleição de Quitéria são os prefeitos Rosana Cotrim (PR), de Igaporã, e Railton Ramos, de Itagi. Em 2013, quando ela foi eleita, teve 207 votos favoráveis dos 354 prefeitos que participaram da votação.

Para Rosana Cotrim, “ela esta fazendo um bom trabalho. Ela tem um pensamento de unificação, pensamento de municipalismo, É tão difícil a gente administrar uma UPB, e ela consegue isso. Assumir um compromisso desse tem que ter muita força de vontade e querer mostrar o trabalho”, afirmou. Extraído da Tribuna da Bahia.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios