Guardadas no pátio da prefeitura de Ipirá, no centro norte do estado, duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) aguardam o dia que irão servir à população local. Fala-se em quase três anos que os transportes estão à disposição do município, o que é negado pela administração atual. “Não tem nem dois anos, isso é picuinha política”, disse o secretário de saúde do município, Diego Fernandes, em entrevista ao site Bahia Notícias. Segundo ele, o motivo de as ambulâncias ainda não estarem à disposição dos ipiraenses é que não há ainda pessoal qualificado e contratado para trabalhar no serviço. Fernandes afirmou que um concurso foi realizado pela prefeitura, mas não “houve número mínimo de aprovados”, o que inviabilizou a estreia do Samu na cidade.
O secretário disse que a prefeitura e o Ministério Público do Estado (MP-BA) firmaram um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) em que prevê a obrigatoriedade de contratação. “Tem coisas que têm que seguir os trâmites burocráticos por mais que as pessoas não entendam”, declarou. Um novo certame marcado para o próximo mês deve acertar o número faltante de profissionais e por fim à novela do Samu de Ipirá. A intenção da prefeitura é que o serviço móvel de urgência esteja em funcionamento em janeiro de 2015.
“A gente está com um concurso novo para ser lançado e tão logo ele seja feito vamos chamar os profissionais que faltam e fazer as ambulâncias funcionarem. Não é assim, chegou e botou para funcionar de qualquer jeito”, declarou Fernandes. O secretário ainda afirmou que os carros estão na área da prefeitura por motivos de segurança. “É o local mais adequado onde tem segurança e vigilância. Equipamento caro não se pode deixar em qualquer lugar”, disse. O concurso anunciado pelo titular da saúde será realizado pela Consultec e será anunciado nos próximos dias. Do Bahia Notícias.