Ícone do site Jornal da Chapada

Salvador: Casa de Jorge Amado é aberta para visitação do público

Espaços da casa onde Jorge Amado viveu podem ser apreciados em Salvador |FOTO: Alan Tiago/G1|
Espaços da casa onde Jorge Amado viveu podem ser apreciados em Salvador |FOTO: Alan Tiago/G1|

Foi aberta ao público geral na manhã desta sexta-feira (14), em Salvador, a “Casa do Rio Vermelho” onde viveram os escritores baianos Jorge Amado e Zélia Gattai. A visitação pode ser feita de sexta a domingo, das 10h às 17h. O imóvel fica na rua Alagoinhas, número 33, no bairro boêmio da capital baiana, o Rio Vermelho, que se tornou ponto de encontro de amigos, intelectuais e políticos. A entrada custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). A compra é feita no local. Crianças com idade até 5 anos não pagam.

O espaço, chamado de “Casa Rio Vermelho Vida e Obra de Jorge Amado e Zélia Gattai”, ficou 11 anos fechado e foi inaugurado neste mês. Conta com 15 ambientes projetados e expõe, de forma dinâmica e interativa, lembranças da vida do casal de escritores. O curador e cenógrafo é Gringo Cardia.

Os visitantes podem percorrer mil metros quadrados dentro da casa, inclusive o jardim onde estão as cinzas do casal. Além disso, cada um dos 15 ambientes projetados, que mantém as características originais, traz um assunto diferente sobre a vida de Jorge Amado e Zélia Gattai.

O rico acervo e documentos importantes, como cartas trocadas com personalidades nacionais e internacionais, podem ser acessadas. Quem visitar o local pode assistir em uma tela de cinema a leituras feitas por famosos de obras do escritor, em 41 vídeos, na “Sala de Leitura”, ao lado biblioteca.

Os visitantes também podem assistir, na sala “Roda de Conversa”, no quintal da casa, a vídeos com depoimentos de personalidade, amigos e familiares do casal de escritores. No total, em todo o museu, são mais de dez horas de vídeos e projeções.

Dois espaços do museu foram reservados para retratar a gastronomia na vida de Jorge e Zélia. Na “Cozinha de Dona Flor”, os visitantes podem aprender, em vídeos exibidos em um monitor, diversas receitas de comidas que marcaram presença em livros como “Dona Flor e seus dois maridos”. A quituteira Dadá ensina a fazer bolinhos, vatapá, caruru e acarajé, entre outras delícias. Extraído do G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas