Pular para a barra de ferramentas
CidadesCuriosidadesEsportesMenu Principal

Aldo diz que tornozeleira eletrônica pode ser usada contra torcedor violento

Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo |FOTO: Divulgação|
Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo |FOTO: Divulgação|

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, destacou ontem (14) a importância da adoção de métodos efetivos para evitar que torcedores violentos continuem frequentando estádios de futebol. Entre as medidas que poderiam ser tomadas nesse sentido, o ministro citou o uso de tornozeleiras eletrônicas, que avisassem sobre a aproximação de pessoas já identificadas por esse tipo de atitude.

“Nós avançamos, em reuniões recentes com o Tribunal de Justiça [de São Paulo], até uma ideia que está sendo estudada em outros estados, de o torcedor punido com a proibição passar a usar tornozeleira eletrônica”, disse sobre o projeto que, segundo ele, está sendo avaliado no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais.

Segundo o ministro, o sistema eletrônico ajudaria a garantir que os torcedores identificados por atos violentos ficassem fora das arquibancadas. “Porque alguns torcedores banidos vão para o estádio, e depois ainda ficam botando nas redes sociais que burlaram a proibição. Você pode usar a tornozeleira eletrônica e marcar um local determinado, no dia dos jogos, para ele comparecer para as autoridades de segurança terem certeza que ele não esteve no estádio”, ressaltou.

Aldo lembrou que o afastamento dos estádios não influencia nas ações penais que essas pessoas podem responder. “Se ele causou lesão, se agrediu, se quebrou patrimônio, são ações [penais] decorrentes da atitude dele”, enfatizou.

Apesar do ministério não ter atribuição legal para cuidar da segurança nos estádios, o ministro disse que a pasta tem trabalhado, em conjunto com as autoridades estaduais, para encontrar soluções para esses problemas. “Nós estamos trabalhando muito perto. Aqui [em São Paulo], nós fizemos reunião com o Ministério Público, com a Polícia Militar, com o Tribunal de Justiça, e todos estão de acordo em adotar essas providências”, disse após participar de um seminário sobre os dez anos do Estatuto do Torcedor. Extraído da Agência Brasil.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios