Ícone do site Jornal da Chapada

Itaberaba: Audiências debatem implantação da Universidade Federal da Chapada Diamantina

universidade
Políticos e administradores da UFBA estão confiantes na aprovação da Universidade da Chapada | FOTO: Meramente Ilustrativa/Jornal da Chapada |

Duas reuniões reforçaram o pedido da população para a implantação da Universidade Federal da Chapada Diamantina (UFCD). A demanda é historicamente cobrada como possibilidade de alavancar a economia e de manter jovens estudantes no ensino superior. O primeiro encontro foi em Brasília e envolveu o prefeito de Itaberaba, João Almeida Mascarenhas Filho (PP), e o deputado federal e vice-governador eleito, João Leão (PP). Já no segundo, em Salvador, nesta segunda-feira (24), o gestor se reuniu com o novo reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), João Carlos Salles Pires, além de representantes do núcleo administrativo. De acordo com texto enviado ao Jornal da Chapada, nos encontros, o prefeito de Itaberaba apresentou um projeto para a implantação da unidade de ensino, que deve ter a autorização do ministro da Educação, Paulo Paim.

O prefeito participou do encontro desta segunda, em Salvador, junto com Miliza Lopes, do Núcleo de Projetos do Município de audiência, do deputado federal João Leão, do reitor João Carlos Salles e do vice-reitor, Paulo César Miguez | FOTO: Divulgação |

O prefeito tomou a dianteira e debateu também com a reitoria da Ufba a possibilidade de garantir orçamento para universidade. Isso para suprir os recursos necessários para a implantação do campus em Itaberaba, já que o orçamento para o exercício de 2015 está fechado. “Outro ponto importante definido é que ficou pactuada uma reunião do prefeito João Filho com a equipe da Ufba e as lideranças políticas da região para reforçar a proposta e estabelecer as iniciativas, como a localização do terreno que abrigará mais esse campus no interior da Bahia”, aponta trecho do texto da Assessoria da Prefeitura de Itaberaba.

João Filho participou do encontro desta segunda, em Salvador, junto com Miliza Lopes, do Núcleo de Projetos do Município de audiência, além do vice-reitor, Paulo César Miguez. O gestor considera a implantação do campus da Ufba em Itaberaba importante, “pois trará benefícios para o desenvolvimento cultural e econômico para todos os municípios do Território de Identidade Piemonte do Paraguaçu e da Chapada Diamantina, que juntos têm uma população estimada em mais 700 mil pessoas”.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas