Pular para a barra de ferramentas
CidadesCuriosidadesMenu PrincipalSaúde

Uso excessivo de celulares pode causar sérios danos à coluna, diz estudo

cel
“À medida que a cabeça se inclina para a frente a força no pescoço sobe para 12kg a 15 graus, 18 kg a 30 graus, 22 kg a 45 graus, e 27 kg a 60 graus”, afirma o estudo | FOTO: Reprodução |

Um estudo divulgado pelo jornal científico Surgical Technology International apontou que ficar de olho na tela do smartphone pode causar um sério problema, a médio e longo prazo, para a coluna. Feito pelo médico Kenneth Hansraj, cirurgião e especialista em coluna cervical, a pesquisa mostra que a má postura para checar o celular pode contribuir para um peso extra de 27 kg sobre o pescoço. Este peso corresponde, em média, ao de uma criança de oito anos sobre sua coluna cervical, causando dores nas costas que serão agravadas se a pessoa já não tiver uma postura correta no dia a dia.

Para chegar aos resultados do estudo, Kenneth criou um modelo em computador da coluna espinhal, testando os efeitos dos movimentos da cabeça (que pesa entre 4 e 5kg) sobre a coluna. “À medida que a cabeça se inclina para a frente a força no pescoço sobe para 12kg a 15 graus, 18 kg a 30 graus, 22 kg a 45 graus, e 27 kg a 60 graus”, afirma o estudo. Segundo uma pesquisa da Revista Health, as pessoas passam de duas a quatro horas por dia com a cabeça apontada para baixo, seja lendo textos ou usando o celular. Em um ano, o pescoço recebe um peso extra de 700 a 1.400 horas.

De acordo com Kenneth, a solução para aliviar um pouco o pescoço seria usar menos e com moderação o celular, evitando ficar curvado demais todos os dias ou usá-lo de maneira vertical, sem curvar a coluna. Extraído do Correio*.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios