Agentes da Polícia Federal, da Polícia Militar e da Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica (Caema) iniciaram na manhã desta quarta-feira (26), na região do município de Itabela, sul da Bahia, a reintegração de posse de 16 fazendas ocupadas por índios Pataxó.
Entre os espaços que fazem parte do cronograma de reintegração está a propridade do produtor rural Raimundo Domingues Santos, que está desaparecido desde o dia 8 de agosto deste ano. Familiares denunciam envolvimento de índios no sumiço.
De acordo com a PF, até o o final desta manhã, quatro propriedades foram reintegradas. Embora não tenha ocorrido conflito, índios queimaram pastagens e destruíram duas pontes que dificultaram a chegada dos agentes. No distrito de Montinho, em Itabela, a escola e o posto de saúde não funcionaram devido ao clima de apreensão gerado pelas reintegrações.
Conforme a PF, durante as primeiras reintegrações, a polícia realizou a apreensão de cinco motos e uma espingarda de fabricação caseira. Extraído do G1.