Termina nesta domingo (30) o prazo para vacinação contra a febre aftosa em toda a Bahia. Conforme a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), nesta segunda etapa da vacinação de 2014, apenas os bovinos e bubalinos com até 24 meses precisam ser imunizados.
Além disso, os criadores têm até o dia 15 de dezembro para realizar a declaração, com informações sobre os animais que possuem, nos escritórios da Adab. Segundo o órgão, 160 mil produtores ainda estão com a declaração pendente.
Até o momento, a regional de Teixeira de Freitas registra o maior índice de vacinação, com aproximadamente 42% dos bovídeos já vacinados e declarados. O município, na região sul da Bahia, é detentor do maior rebanho do estado, com 1.610.456 bovídeos.
Após o dia 30 de novembro, o pecuarista que não vacinou seus animais terá de solicitar autorização para aquisição de vacinas nas revendas autorizadas pela Adab. Além disso, será autuado por não vacinar dentro do prazo estabelecido e poderá pagar multa. As revendas só podem comercializar a vacina contra febre aftosa mediante apresentação da autorização emitida pela ADAB.
Para comprovar a imunização do rebanho o produtor deve se dirigir até um dos escritórios da Adab e apresentar a nota fiscal das vacinas aplicadas. Os pecuaristas que só possuem animais com idade acima de 24 meses estão dispensados da vacinação, mas é preciso informar ao órgão a quantidade de animais existentes nas propriedade. Extraído do G1.