Ícone do site Jornal da Chapada

PT e Câmara de Vereadores querem avanços do PDDU e votação em 2015

fotos1
Câmara de Vereadores e diretório municipal e estadual do PT debatem o PDDU em Salvador | FOTO: Ascom |

Os debates a respeito do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Salvador (PDDU) foram abertos para políticos e movimentos sociais nesta terça-feira (9), no Hotel Matiz, durante seminário realizado pela bancada de vereadores do PT e os diretórios municipal e estadual do partido. Os edis e lideranças políticas apresentaram mais informações sobre o PDDU e debateram propostas para viabilizar o andamento do projeto na Câmara de Vereadores. De acordo com o presidente do PT de Salvador, Edson Valadares, “os trabalhos apontaram a importância da bancada e do partido estarem sintonizados e instrumentalizados para o debate do PDDU”. Já o presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eduardo Copello, apresentou os principais investimentos estruturantes do Governo do Estado previstos para a cidade, considerando pontos que já se encontram e aqueles que devem se inserir no próximo projeto do PDDU.

Para o presidente da Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente da Casa Legislativa, o petista Luiz Carlos Suíca, um dos interlocutores desse debate, a pauta é uma das principais para 2015. “O papel da Câmara neste debate é assegurar um PDDU construído com participação popular, até porque o de 2011 foi embargado pela justiça por possuir esta lacuna”, aponta Suíca durante o seminário. Para o vereador, a existência de imóveis vazios no centro da cidade é outra lacuna a ser debatida assim como a limpeza nos bairros periféricos das cidades grandes, que só funcionará com planejamento, separação de resíduos e educação ambiental. “O PDDU deve ampliar as áreas de interesse social na cidade, garantindo serviços e moradia estudantil ou popular. Essas ações devem priorizar os bairros periféricos, que sofrem com falta de equipamentos públicos”, frisa.

Suíca faz a mediação dos debates do seminário em Salvador | FOTO: Ascom |

Ainda segundo o edil, é preciso apresentar uma nova forma para cuidar da cidade. “É o que o novo governador Rui Costa tem executado. Ele busca um modelo que amplia ao máximo a mobilidade urbana, com trilhos e novas avenidas, e enriquecer os bairros periféricos com as políticas sociais e o programa ‘Bairro da Gente’, promovendo acessibilidade, cultura, arte e lazer para as comunidades”, completa Suíca. No seminário, os vereadores Moisés Rocha, J. Carlos, Gilmar Santiago, Arnaldo Lessa e o próprio Suíca apontaram avanços na pauta do PDDU para que em 2015 seja apreciada. Esses debates contaram com a presença da assessoria da vereadora Vânia Galvão, do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), da estadual Maria Del Carmen, que é presidente da Comissão de Planejamento Urbano da Assembleia, além de membros do diretório municipal e militantes das zonais do PT.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas