CidadesCuriosidadesEditorialMenu Principal

Governos federal e estadual discutem construção do Canal do Sertão Baiano

ascom
O pleito foi feito durante encontro realizado na manhã desta segunda-feira (15), na Governadoria | FOTO: Secom/GOVBA |

O governo da Bahia pleiteou ao governo federal, através do Ministério da Integração Nacional – MI, recursos para a construção do Canal do Sertão Baiano – CSB, que levará água para abastecimento de 44 municípios no norte do estado. O pleito foi feito durante encontro realizado na manhã desta segunda-feira (15), na Governadoria, destacando a sua importância para a segurança hídrica estadual. Também participaram da reunião o deputado federal e governador eleito, Rui Costa, o secretário estadual e o chefe de gabinete da Casa Civil, Carlos Mello e Bruno Dauster e outros representantes do Estado e governo federal.

O projeto do CSB, também conhecido como eixo sul da transposição do Rio São Francisco, está inserido no contexto da convivência com o semiárido. O projeto, cujo valor total é estimado em R$6 bilhões, vai promover, além do abastecimento humano e dessedentação animal, o fortalecimento da agricultura e o incentivo à pecuária. O pleito é que ele esteja inserido no Plano Nacional de Segurança Hídrica – PNHS, que será construído em parceria com o MI, a Agência Nacional de Águas (ANA) e os governos estaduais.

Bruno Dauster destacou a importância do projeto para a população baiana e os benefícios econômicos que ele trará. “Mais do que água, o projeto trará desenvolvimento para a região. O Canal do Sertão Baiano terá, ao todo, 300km de extensão e seus reservatórios abastecerão tanto as áreas urbanas quanto as rurais dos municípios beneficiados”.

Plano Nacional de Segurança Hídrica – Na ocasião, foi apresentado o Plano Nacional de Segurança Hídrica, que pensará a infraestrutura hídrica do Brasil a médio e longo prazo. O objetivo do Plano é definir as principais intervenções e estratégias de recursos hídricos do país, tanto para abastecimento humano quanto para atividades produtivas.

Etiquetas
Mostrar mais

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Pular para a barra de ferramentas