Pular para a barra de ferramentas
CidadesCuriosidadesMenu PrincipalPolítica

Jaques Wagner diz que ao sair do governo deixa “marcas sólidas”

wagner
O governador Jaques Wagner | FOTO: Reprodução |

Em clima de despedida, após chefiar oito anos o Executivo do estado, o governador Jaques Wagner (PT), no próximo dia 1º, passará a caneta para o seu sucessor Rui Costa (PT). Nesta reta final, o petista enfrenta a vinculação do seu nome a denúncias ligadas ao escândalo da Petrobras, assunto negado por ele de forma veemente. Em entrevista à Tribuna, o político, hoje tido como um dos melhores articuladores do estado e com nome em ascensão nacional, enalteceu o trabalho de investigação realizado pelas instituições brasileiras e afirmou que não há provas que sustentem as denúncias.

Mais uma vez saiu em defesa de José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras e seu gestor do Planejamento, na qual apontou o secretário como uma das “melhores cabeças pensantes da Bahia e do Brasil” e reiterou a permanência dele até o último dia de seu mandato. Wagner também tratou de sua ida a algum ministério da presidente Dilma. Questionado se há dificuldade de acomodação, principalmente agora após as denúncias, o governador refutou e garantiu que, independente de cargo, ele trabalhará avidamente em prol da governante do País.

O atual governador fez ainda uma avaliação positiva sobre sua gestão e classificou como “normal” a demora de Rui Costa anunciar o secretariado, principalmente com uma reforma administrativa que diminuiu o número de cargos. A situação financeira do estado foi outro assunto que Wagner demonstrou tranquilidade e argumentou que, em breve, todas as despesas em aberto serão honradas, e o momento de ajuste orçamentário é normal em um ano de fechamento de mandato.

Tribuna da Bahia – Fazendo uma avaliação sobre o final do seu governo, o que o senhor poderia ter feito e não fez?
Jaques Wagner – Olha, você sempre tem vontade de fazer muita coisa e de ter feito muito mais. Mas eu tenho a tranquilidade de dizer que o que foi realizado preenche a minha expectativa e me deixa muito orgulhoso. Evidente que em todas as áreas gostaríamos de ter avançado mais. Eu creio que tem marcas muito sólidas de todos os trabalhos que foram feitos: seja na política, o jeito de fazer política, seja nas realizações das ações de governo. Estamos deixando marcas muito sólidas na Bahia.

Tribuna – O que o novo governador Rui Costa deve colocar como prioridade no governo dele, que o senhor acredita que vai dar mais dor de cabeça nesse começo de gestão? Finanças, segurança?
Wagner – Em Finanças, estamos bem encaminhados. Segurança, ele participou do Pacto pela Vida e está bem familiarizado. Eu acho que ele tem que inovar. Já falo isso do ponto de vista administrativo, e acho que tem que criar programas dele e o foco tem que ser sempre a questão do social e, evidente, que segurança é o desafio de todos os governantes. Ele vai contar com a presidenta Dilma, comigo, com certeza, trabalhando ao lado dela, e tenho certeza que ele está com muita vontade de fazer e muita ideia positiva. Eu não citaria uma área específica, mas acho que ele tem que domar a máquina pública, e ele está consciente disso.

Tribuna – Onde está a dificuldade para ele anunciar o secretariado? Os partidos não indicaram nomes à altura?
Wagner – Não, não acompanho o processo diretamente, pois Rui está com total liberdade de escolha para formar sua equipe, então eu acho que é isso mesmo. Você tem uma base consolidada, grande, e as negociações, às vezes, demanda um pouco mais de tempo e ele fez o enxugamento do estado, cuja opinião minha é positiva administrativamente, e, que, eventualmente, tem o crescimento dessa dificuldade que vocês mencionaram. Menos locais, mais gente… Eu não vejo problema e, realmente, eu não estou participando.

Confira entrevista completa no site da Tribuna da Bahia…

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios