A chuva rápida e intensa que atingiu o município de Jussiape, na Chapada Diamantina, deixou ruas alagadas, invadiu prédios e causou vários estragos na tarde do último sábado (20). De acordo com informações do site Jussi Up, o temporal durou aproximadamente 47 minutos. Na Rua J. J. Seabra a água inundou a via parcialmente, invadiu uma área recreativa que fica localizada às margens do Rio das Contas, além de alagar residências e comércios na cidade. Na Praça Rodrigo Alves Teixeira, no centro de Jussiape, a água casou danos na parede de uma igreja do século 19. A Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde teve sua lateral esquerda comprometida pela força da chuva. Parte da parede do prédio cedeu, deixando exposta a estrutura da arquitetura religiosa portuguesa datada de 1863.
Leia também:
Chapada: Forte chuva atinge região e preocupa população de Lajedinho
Bahia tem 16 municípios em situação de emergência por causa das chuvas
A Avenida Antônio Carlos Magalhães ficou parcialmente inundada. Ainda de acordo com o site, a própria população teve que tomar medidas emergenciais para escoar a água para um esgoto da via pública. Muitos moradores tiveram que improvisar barreiras para impedir que a água invadisse suas casas. Durante a madrugada deste domingo (21), nenhum acidente foi registrado e as fortes pancadas cessaram, caindo apenas uma chuva fraca em diversos pontos do município. O tráfego não sofreu nenhuma alteração nas principais vias de Jussiape. Ainda neste domingo (21), a comunidade providenciou uma proteção para a Igreja de Nossa Senhora da Saúde até que os reparos fossem feitos no local atingido pela chuva. Uma lona foi providenciada para impedir que a água da chuva penetrasse na estrutura do prédio secular.
Confira vídeo da cheia na Barragem Duas Ilhas:
As fortes chuvas na região da Chapada Diamantina, nos últimos dias, também fizeram o Rio das Contas, em Jussiape, transbordar em diversos pontos do seu trajeto pelo município. A barragem Duas Ilhas foi praticamente engolida pelo volume do rio. A água que chegou é proveniente das chuvas que atingem a região desde a semana passada. Considerada a maior cheia dos últimos 10 anos, o volume de água do Rio das Contas se aproximou do topo da Barragem Duas Ilhas. De acordo com o site Jussi Up, as suas margens também foram tomadas pelas águas. A antiga ponte que liga as duas margens do rio foi coberta pela cheia. Já a nova ponte, ficou marcada pela água até a sua base.
Confira mais imagens do site Jussi Up Notícias.