Ícone do site Jornal da Chapada

ACM Neto finaliza mudança no secretariado da prefeitura de Salvador

Prefeito de Salvador, ACM Neto |FOTO: Divulgação|

ACM NETO
O prefeito de Salvador ACM Neto | FOTO: Reprodução |

Segue indefinida a data para o anúncio dos nomes que comporão o novo secretariado do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). No início do mês, o alcaide anunciou sua reforma administrativa, mas, assim como o governador eleito Rui Costa (PT), manteve em segredo o quadro de profissionais que estarão à frente das pastas em sua gestão. Conforme informações que circulam no Palácio Thomé de Souza, a expectativa é que os nomes sejam divulgados ainda esta semana.

Embora ACM Neto tenha até o dia 31 de dezembro para formalizar o quadro de secretários, a especulação em torno do assunto já é grande. Nos bastidores políticos, os comentários são de que o prefeito está em uma situação delicada. Isso porque precisa acomodar alguns partidos que estiveram do seu lado tanto nas eleições que o levaram ao Thomé de Souza, quanto nas eleições do ano passado, onde a oposição saiu com a chapa majoritária derrotada.

Além do PDT e do PTB, que passaram a aderir à base municipal, ACM Neto precisaria olhar para o PSC, que, ao deixar o governo estadual para caminhar ao lado do alcaide, já se mostrou interessado para assumir algum cargo de destaque na prefeitura em 2015, conforme adiantou à Tribuna que espera um convite do gestor para o diálogo. Ainda segundo informações de bastidores, nesse jogo de cadeiras Neto precisará ainda ficar atento aos interesses do PTN, que já lançou nome do vereador Tiago Correia para a candidatura da presidência da Câmara de Salvador, e deve pesar na renegociação de cargos.

Até então, a única secretaria que já tem nome garantido é o da Fazenda. O candidato derrotado ao governo da Bahia, Paulo Souto (DEM), substituirá o atual titular da pasta, Mauro Ricardo, que teve papel fundamental para reorganizar as finanças da prefeitura, mas se despede de Salvador para enfrentar novos desafios, assumindo a Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná. Uma das peças-chave na equipe de Neto, o secretário de Gestão, Alexandre Paupério, afirmou à Tribuna na última sexta que todos os nomes ainda estão em análise pelo alcaide. “Os nomes passam pela avaliação do prefeito. Ele vai levar em conta os resultados que todos os secretários entregaram com um balanço das ações desempenhadas nesse período e das costuras políticas que são feitas, evidente, para que se possa administrar a cidade. Ele não vai estar com pressa. Me disse que vai trabalhar até o dia 31”, afirmou ao jornal Tribuna da Bahia.

Segundo Paupério, a reforma administrativa de Neto vai permitir uma estrutura melhor para se trabalhar e foi desempenhada com muita técnica. “Buscamos informações em outras capitais, o que outros lugares estão fazendo. Privilegiou principalmente a educação”, disse. Entre os nomes que poderão aderir ao governo estão o da ex-vereadora Andréa Mendonça, que deixou a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secti). Filiada ao PDT, ela é um dos nomes da legenda para a recém-criada Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego (Sedes) ou a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps). O problema, no caso do PDT é que o presidente municipal da sigla, o vereador Odiosvaldo Vigas, já afirmou na última semana que a participação no governo da capital dependerá do entendimento com a executiva municipal da sigla e não apenas com o presidente estadual Felix Mendonça Junior.

Com moral em alta no poder municipal, Guilherme Bellintani, atualmente no Turismo, deve ir para a Educação. Já Isaac Edington estaria sendo cotado para assumir a pasta do Turismo. Atualmente, ele está à frente do Escritório Municipal da Copa do Mundo (Ecopa). O atual secretário Fábio Mota (PMDB) deve ficar com a pasta de Mobilidade Urbana e Sílvio Pinheiro com a Secretaria de Urbanismo, originadas com o desmembramento da Secretaria de Transporte e Urbanismo. Extraído da Tribuna da Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas