Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Câmara de Boa Vista do Tupim empossa a vereadora Maria Elena como presidente

nova
A nova mesa diretora da Câmara de Boa Vista do Tupim | FOTO: Jornal da Chapada |

Em clima de festa, foi empossada nesta quinta-feira (1º) a nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Boa Vista do Tupim, que será presidida pela edil Maria Elena (PSD). A solenidade de posse aconteceu no plenário Francisco R. de Oliveira e contou com a presença de membros da sociedade e de lideranças políticas locais, como o prefeito João Durval Passo Trabuco, o Gidu do PT. Comandada pelo então presidente do Legislativo, Misael de Brito Freitas (PP), a sessão solene ainda reuniu o vice-prefeito Eudo Barros (PSD) e o ex-prefeito e liderança local, Getúlio Sena Barros. “Durante o meu mandato serei a vereadora do mesmo grupo, do mesmo partido e lutarei pelo desenvolvimento do município e do povo. Lutarei junto ao prefeito, pela melhoria da saúde, da educação e de tudo que for melhor para o nosso povo”, salienta a nova presidente da Câmara.

Durante seu pronunciamento nesta quinta-feira, Maria Elena saudou a todos e leu o Salmo 91, em homenagem a um amigo hospitalizado. “Serei sempre grata àqueles que me deram a maioria dos votos, isso não significa que haverá parcialidade no tratamento entre nossos pares, pois a nossa devoção maior será o povo, principalmente quando votarmos em matérias que beneficiam o município. Vamos fazer dessa Casa a verdadeira Casa da cidadania”, completa Maria Elena.

A nova mesa diretora eleita para comandar a Câmara nos próximos dois anos tem, além da presidente Maria Elena Lopes dos Santos (PSD), Sávio Bulcão dos Santos (PSDB) como vice-presidente, Misael de Brito Freitas (PP), primeiro secretário, e Nedson Silva Pereira (PP), como segundo secretário. Após as formalidades regimentais, a mesa diretora foi empossada e abriu-se espaço para as falas de lideranças políticas, como o ex-gestor da cidade, Getúlio Barros, que citou a importância da presença de Maria Elena na presidência. “A eleição da vereadora significa, em primeiro lugar, que haverá harmonia no Poder Legislativo, e, em segundo, premiamos a vereadora que sempre foi destaque no cenário político de Boa Vista do Tupim. Com cinco mandatos consecutivos, Maria Elena é pela primeira vez eleita a presidente deste poder”, destaca o líder político.

A nova presidente com o prefeito Gidu, o ex-gestor Getúlio e o atual vice Eudo Barros | FOTO: Jornal da Chapada |

Durante a solenidade, ao usar a palavra, os vereadores de oposição não atacaram o prefeito Gidú, respeitando o momento solene. Entretanto o líder da oposição e vice-presidente eleito na chapa de Maria Elena, Sávio Bulcão, fez um relato com críticas à administração, fato que foi descaracterizado pelo gestor ao fazer seu discurso com relatos de feitos e metas para o ano de 2015. Perguntado pelo Jornal da Chapada sobre o que significa para o município e para sua administração a eleição de uma mulher para a presidência do Poder Legislativo Municipal, o prefeito respondeu que “a eleição para presidência da câmara quase sempre é traumática.

“Acho que a Câmara escolheu um quadro extremamente importante, porque Maria Elena é vereadora por cinco mandatos, já foi secretária no governo de Getúlio, assumiu a Secretaria de Assistência Social do nosso governo por dois anos, portanto tem experiência. E, pelo fato dela ter sido eleita pelos votos da oposição, nos dá mais tranquilidade porque além de contarmos com os nossos vereadores, ela vai ter um trâmite para articular com os vereadores da oposição a aprovação dos projetos importantes para o município”, frisa Gidu do PT.

A população local e lideranças políticas da região participaram da sessão solene de posse da nova presidente | FOTO: Jornal da Chapada |

Vale ressaltar que não houve disputa pela cadeira de presidente da Câmara Municipal de Boa Vista do Tupim. A vereadora Maria Elena foi eleita presidente em chapa única no pleito do dia 15 de dezembro de 2014. Ela teve seis votos dos 11 vereadores que formam o colegiado da referida Casa Legislativa. Desses seis votos, cinco foram de edis que formam a bancada de oposição, Etevaldo Ribeiro de Freitas (PSDB), Vera Maria Costa Ramos Pereira (PP), Sávio Bulcão dos Santos (PSDB), Misael de B. Freitas (PP) e Nedson Silva Pereira (PP).

Mudança política
A eleição para presidente da Câmara de Vereadores de Boa Vista do Tupim foi por muito tempo o assunto do momento no meio político regional, já que no dia do pleito a bancada de situação formada pelos vereadores Alecxandro Barreto dos Santos (PDT), Rondenele Arena dos Santos (PT), Osania de Almeida Santos da Silva Muniz (PSDB), Gilvan Fortuna da Silva (PSC) e Valtemir Jesus da Silva (PSD) não compareceu à eleição.

De acordo com apuração do Jornal da Chapada, o público presente entendeu que os vereadores não concordaram com a escolha da chapa. Os comentários se repetiram nesta quinta-feira, já que dos cinco vereadores que formam a bancada do prefeito, só prestigiou a solenidade de posse de Maria Elena, o edil Gilvan Fortuna dos Santos. As metas administrativas e os primeiros atos de Maria Elena como presidente do Poder Legislativo de Boa Vista do Tupim você acompanha aqui no Portal do Jornal da Chapada.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas