Assinada pelo governador Rui Costa na manhã desta quarta-feira (14), a ordem de serviço para a construção da Via Metropolitana Camaçari-Lauro de Freitas autoriza o início das obras da ligação entre a rodovia CIA-Aeroporto (BA-526) e a Estrada do Coco (BA-099). A nova via oferecerá uma alternativa mais rápida no acesso ao Litoral Norte da Bahia através da Linha Verde, reduzindo o tráfego de veículos na região central de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A duração da obra está estimada em 18 meses e será executada pela Concessionária Bahia Norte, com investimento de R$ 220 milhões.
Durante a cerimônia de assinatura, o governador afirmou que a obra deve destravar o trecho urbano da Estrada do Coco em Lauro de Freitas. “Essa via vai facilitar a vida não só de quem mora em Lauro de Freitas, mas em Salvador e Camaçari, e em 18 meses teremos ela funcionando completamente, melhorando o tráfego em toda a região e o conforto dos turistas que nos visitam”.
Com 11,2 km, a Via Metropolitana deve reduzir o tempo de deslocamento em 25% e será composta de duas faixas por sentido de tráfego, canteiro central, e contará com um avançado sistema de operação e monitoramento. Uma praça de pedágio unidirecional será operada pela concessionária Bahia Norte no sentido Litoral Norte-Salvador.
A partir da CIA-Aeroporto, a via de contorno terá acesso com trevo e viaduto na altura do km 18, seguindo até a interligação com a BA-099 através de dois viadutos. Além de retirar o tráfego rodoviário de longa distância da área urbana de Lauro de Freitas, a Via Metropolitana vai incluir ainda um novo acesso à cidade por meio da Avenida Gerino de Souza, a Rua da Adutora.
Confira vídeo: