Pular para a barra de ferramentas
CidadesCuriosidadesEditorialMenu Principal

Chapada: Final de semana de sol e temperatura elevada na região

clima
Temperatura mais amena, com mínimas de até 16°C, é esperada para as regiões serranas da Chapada Diamantina | FOTO: Reprodução |

As condições do tempo na Bahia não devem sofrer grandes alterações nos próximos dias, de acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), vinculado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema). A massa de ar quente e seco continua em atuação, o que deixa o céu com predomínio de sol em boa parte do Nordeste brasileiro.

Na Bahia, a atuação deste sistema é mais intensa nas regiões oeste, São Francisco, norte e Chapada Diamantina, onde além de deixar o céu variando de parcialmente nublado a claro, mantém a temperatura elevada – máxima de até 36°C, principalmente nas regiões oeste, São Francisco e norte. No oeste baiano, o calor intenso durante o dia pode provocar eventos isolados de chuva, sendo mais frequentes no final da tarde e noite. Temperatura mais amena, com mínimas de até 16°C, é esperada para as regiões serranas da Chapada Diamantina.

A influência desse sistema meteorológico é menor nas regiões nordeste, Recôncavo, sudoeste e sul, não impedindo que a umidade vinda do Oceano Atlântico, somada ao calor, contribua para chuva fraca e mais concentrada nas áreas litorâneas. Durante o verão, a chuva é mais frequente no final da tarde e durante a noite. A temperatura deve variar entre mínima de 15°C (sudoeste) e máxima de 35°C (nordeste). Para Salvador e região metropolitana, a previsão também é de tempo quente, com temperatura que varia entre mínima de 23°C e máxima de 31°C. Essa condição, associada à umidade vinda do mar, aumenta as chances de ocorrer chuva fraca a qualquer hora dia.

Maré
Para o período entre esta sexta-feira e domingo (16 a 18), a maré deve atingir a altura máxima no período entre 0h e 2h e das 12 às 14h, com valores variando de 1,6 e 2,7 metros. Já a altura mínima deve ser registrada no período entre 6h e 8h e das 18 às 20h, com valores oscilando de 0,2 a 0,7 metro. As ondas previstas devem ter agitação fraca, alcançando altura máxima de 1,5 metro.

Radiação ultravioleta
Uma das características do verão é a elevação na incidência da radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs). A elevação pode ser observada desta sexta a domingo, quando devem variar de 12 a 13. Esses índices, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estão classificados na categoria ‘extrema”, o que requer cuidados redobrados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16h, quando os efeitos danosos à saúde são maiores. Para minimizar esses danos, a OMS sugere o uso de protetor/filtro solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupa leve.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios