Os moradores dos municípios de Ruy Barbosa, Lençóis, Andaraí e Mucugê, todos na Chapada Diamantina, além de Nazaré, no Recôncavo baiano, foram escolhidos para assistir aos filmes do Festival Cinema no Interior. O projeto, que chega pela primeira à Bahia, já rodou sete estados do Nordeste, além de ser exibido em alguns países do continente americano e contar com a parceria do Festival de Cinema de Contis, na França.
Na etapa Bahia, o projeto teve recursos do Edital Setorial de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado (Funceb), vinculada à Secretaria de Cultura (Secult), financiado pelo Fundo de Cultura (FCBA) e Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA). Os moradores dessas cidades, entre estudantes, artistas e demais atores sociais, deram vida a cinco curtas-metragens, atuando, durante semanas, como pesquisadores, roteiristas, produtores e protagonistas de suas próprias histórias. Oficinas de audiovisual são oferecidas durante a produção dos filmes. O resultado será lançado no sábado (31), às 19h, no Cinema Rio Branco, na cidade de Nazaré. A entrada é gratuita.
Idealizado pelo cineasta Marcos Carvalho, que dirigiu junto com Wagner Miranda o longa-metragem ‘Na Quadrada das Águas Perdidas’, e realizado pela Mont Serrat Filmes, o projeto tem por objetivo pesquisar, registrar e difundir as riquezas culturais e históricas interioranas, tendo a própria população local como executora de todo o processo. Os homenageados desta edição são o crítico de cinema baiano João Carlos Sampaio (in memoriam) e Jô Mazzarolo, diretora de jornalismo da Globo Nordeste. Mais detalhes estão disponíveis no site do projeto.
Filmes
Em Nazaré
‘Esmeralda’, ficção, 20 minutos, cor
Ruy Barbosa
‘Ladrões em Cena’, ficção, 16 minutos, cor
Lençóis
‘A Lenda do Pai Inácio’, ficção, 20 minutos, preto e branco
Andaraí
‘Caminho de Pedra’, ficção, 15 minutos, cor
Mucugê
‘Um Simples Olhar’,ficção, 15 minutos, cor