Chapada: Fábrica de torres eólicas em Jacobina é inaugurada pelo governo

Postado em jan 30 2015 - 5:00pm por Jornal da Chapada
rui

O governador Rui Costa esteve na inauguração com autoridades políticas | FOTO: Mateus Pereira/Secom/GOVBA |

Com a inauguração da fábrica da Torres Eólicas do Nordeste (TEN), nesta sexta-feira (30) no município de Jacobina, na Chapada Diamantina, a Bahia consolida a posição de mercado gerador e produtor de equipamentos para parques de energia eólica. Inaugurada com a presença do governador Rui Costa, a unidade possui capacidade para produzir, por ano, 200 torres de aço destinadas a aerogeradores, gerando 850 empregos diretos e indiretos. No total, sete fábricas de componentes para o setor já operam no estado.

Leia também:
Chapada: Fábrica de torres eólicas em Jacobina pode ter sua inauguração suspensa

eloi

Fabrica Alston de Energia Eólica, em Jacobina | FOTO: Elói Corrêa/Secom/GOVBA |

“É um investimento muito importante para Jacobina e para a Bahia. Deus nos presenteou com ventos de melhores perfis e volume do país e isso propicia que o estado receba muitos projetos no setor de energia eólica, a exemplo de fábricas como essa”, disse Rui Costa. A planta da TEN fica na Serra do Tombador, próximo aos parques eólicos instalados na região. Foram investidos 30 milhões de euros por meio de uma joint venture entre o grupo francês Alstom e a construtora Andrade Gutierrez.

peça

A unidade possui capacidade para produzir, por ano, 200 torres de aço destinadas a aerogeradores | FOTO: Mateus Pereira/Secom/GOVBA |

Além da Alstom, que possui uma fábrica de aerogeradores em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), estão em operação na Bahia as espanholas Gamesa (caixa de rotor) e Acciona (cubos eólicos), indústrias brasileiras Tecsis (pás e aerogeradores) e Torrebras, que recentemente anunciou a ampliação de 200 para 300 torres eólicas/ano na unidade baiana, representando R$ 47,5 milhões e 125 novos empregos.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

1 Comentário Sinta-se livre para participar desta conversa.

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.