Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Consórcio de prefeitos da região quer administrar hospital em Seabra

chapada forte
O Hospital Regional da Chapada teve suas obras iniciadas em 2009 e deve ser inaugurado no primeiro semestre de 2016 | FOTO: Divulgação |

Os prefeitos dos municípios que integram o Consórcio Chapada Forte decidiram, por unanimidade, encaminhar ao Governo do Estado proposta para assumir a gestão do Hospital Regional da Chapada. “A Bahia tem 417 municípios. Se não descentralizarmos a gestão pública mediante o fortalecimento dos consórcios não vamos chegar a lugar nenhum”, declarou o prefeito de Andaraí e presidente do Consórcio Chapada Forte, Wilson Cardoso, durante reunião da Assembleia Geral Ordinária, realizada na última terça-feira (10), na sede do Consórcio, localizada em Andaraí. A proposta será oficializada em audiência que a entidade estará requerendo em caráter de urgência com o governador do Estado, Rui Costa.

Situado em Seabra, centro geográfico da Bahia, o Hospital Regional da Chapada teve suas obras iniciadas em 2009. Segundo o último titular da extinta Diretoria Estadual de Saúde (Dires 27), Braulino Peixoto, somente a mobilização dos prefeitos permitirá que o equipamento seja inaugurado no primeiro trimestre de 2016, tendo em vista a prioridade dada pelo governo do Estado às obras de construção do HGE 2, em Salvador, e de reforma do Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana. “Há um ano o canteiro de obras do Hospital da Chapada tinha 140 homens. Hoje tem apenas 38”, informou Braulino, durante palestra aos prefeitos.

“Irecê não suporta mais a sobrecarga de pacientes que poderiam ser atendidos em Seabra. Não dá mais pra esperar, o que estamos gastando com combustível e diária de motorista pra deslocar os pacientes da nossa cidade até Irecê poderia estar sendo economizado se o hospital de Seabra estivesse pronto. E poderíamos estar salvando vidas, o que é mais importante”, desabafou o prefeito de Boninal, Vitor Paiva.

Administração do futuro hospital em Seabra
As questões relacionadas à saúde dominaram a pauta do encontro, que teve oito horas de duração e contou ainda com as presenças dos prefeitos de Palmeiras, Adriano Queiroz, de Mucugê, Ana Medrado, de Itaetê, Lenise Estrela, de Nova Redenção, Ana Guadalupe, de Marcionílio Souza, Adenilton Meira, de Iraquara, Landualdo Freitas e de Iramaia, Antonio Caires. A prefeita de Lençóis, Moema Maciel, foi representada pelos secretários de Saúde, Antonio Alexandre Carvalho, e de meio ambiente, Andres Iglesias.

A próxima reunião do Consórcio será realizada no dia 3 de março e serão convidados os promotores públicos ambientais de Lençóis e Itaberaba | FOTO: Reprodução |

Audiências públicas
A pauta de reivindicações que será encaminhada ao governador inclui ainda o transporte escolar e a precariedade das escolas de ensino médio; os atrasos nos repasses para as equipes dos Postos de Saúde da Família (PSF); o comprometimento da folha salarial das prefeituras com servidores deslocados a serviços de competência do governo estadual, e a recuperação da pavimentação asfáltica de 40km de estradas dos principais pontos turísticos da região, entre outras demandas.

Também foi deliberada a convocação de audiências públicas com as agências reguladoras para discutir o que os prefeitos classificam como “a péssima qualidade” dos serviços prestados pelas concessionárias na Chapada Diamantina. “Eu aposto que o pior serviço de telefonia da Bahia é o prestado em Iraquara”, disse o prefeito Freitas, justificando a solicitação de audiência com a Anatel em seu município. Em Mucugê, será discutida com a Aneel o serviço da Coelba, e em Lençóis a Embasa será convidada a explicar, entre outros problemas, o despejo de esgoto nos rios que abastecem a cidade.

A próxima reunião do Consórcio será realizada no dia 3 de março e serão convidados os promotores públicos ambientais de Lençóis, Augusto Cezar, e de Itaberaba, Thyego Matos. Na pauta, a implementação nos municípios consorciados da lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas