Ícone do site Jornal da Chapada

Clínica é interditada em Salvador e polícia acha cápsula de césio 137 no local

g1
Material usado em radiografia estava armazenado de forma irregular. Cápsula e sala serão periciadas para saber se há risco de contaminação | FOTO: Reprodução |

Uma clínica especializada em medicina do trabalho, localizada na Av. Sete de Setembro, em Salvador, foi interditada nesta segunda-feira (23), por falta de alvará e licença para funcionamento. No local foi encontrada uma cápsula de césio 137, material usado em equipamentos de radiografia, acondicionada de forma incorreta. Segundo a Polícia Civil (PC), o produto também não continha informações do fabricante e não possuía nota de compra. Em nota, a PC informou que tanto a cápsula quanto a sala serão periciadas para avaliar se oferecem risco de contaminação por radiação.

Leia também:
BRASIL: Acidente radioativo com césio 137 completa 25 anos

Duas pessoas foram presas na clínica, durante a operação conjunta da Delegacia do Consumidor (Decon), Vigilância Sanitária (Visa) e Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), por exercício ilegal da medicina e estelionato. Segundo a polícia, o proprietário da clínica, Joseval Bispo dos Santos, de 50 anos, e Jaconias Venâncio de Souza Junior, 26, que atendia como clínico geral, foram conduzidos à Decon. Com Jaconias foi encontrado um talão de receitas controladas, além de um carimbo com nome e registro de outro médico. Ele afirmou ter se formado em medicina em uma universidade boliviana, mas não apresentou o diploma.

A Decon apurou que ele já responde a inquérito por furto de receitas médicas em um hospital de Rondônia. A polícia acrescenta que além do estelionato e exercício ilegal da medicina, Jaconias foi autuado também por falsidade ideológica e tráfico de drogas, por prescrever ilegalmente medicamento de uso controlado. Joseval também foi flagrado por tráfico de drogas. De acordo com a Polícia Civil, eles serão encaminhados ao sistema prisional. Com informações do Portal G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas