Ícone do site Jornal da Chapada

Itaberaba: Prefeito e o seu fiel escudeiro voltam aos tribunais nesta segunda

filho
O prefeito de Itaberaba João Filho | FOTO: Elói Corrêa/GOVBA |

Está marcada para acontecer nesta segunda-feira (2), às 14h, mais uma audiência do processo (0300115-63.2015.8.05.0112), de autoria do Ministério Público da Bahia (MP-BA), onde o prefeito do município de Itaberaba, na Chapada Diamantina, João Almeida Mascarenhas Filho (PP), é acusado pelo crime de estelionato (art. 171 Código Penal) junto com seu empregado Nilton Almeida Ribeiro. João Filho e outra testemunha de defesa, o também empregado João Carlos Santos Sales (popular João Beleza), não foram ouvidos na primeira fase, ficando marcada a oitiva de ambos para a audiência desta segunda.

Leia também:
Chapada: ‘Fiel escudeiro’ do prefeito de Itaberaba não vai à audiência e juíza manda polícia buscar
Chapada: Testemunha confirma à justiça que foi ‘laranja’ do prefeito de Itaberaba
Itaberaba: Vereadores de oposição acusam empresa de fraudar licitações e de ingerência no INSS

Nesse processo, João Filho é acusado de abrir empresa em nome de ‘laranjas’. Segundo informações, o denunciado João Filho foi responsável pelo aporte do capital social da ordem de R$ 40 mil, recurso aplicado para início das atividades da empresa, a qual era movimentada por ambos os acionados, por meio de instrumentos públicos de mandato, cedidos pelos ‘laranjas’. “A fraude só veio a ser descoberta pelas vítimas com o início das cobranças resultantes das atividades comerciais”, diz trecho do enunciado do processo impetrado pelo Ministério Público.

A audiência desta segunda-feira é mais um cumprimento da Carta de Ordem expedida pela Desembargadora Ivone Bessa Ramos (relatora), da Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia, e acontece na sala de audiência da Vara Crime do Fórum Desembargador Hélio Lanza. Essa audiência, como a primeira, será conduzida pela juíza da Vara Criminal da Comarca de Itaberaba, Fernanda Maria de Araújo Mello.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas