Ícone do site Jornal da Chapada

Circuito Baiano de Judô terá início neste sábado no Centro Pan-Americano

judô
O Brasileiro Regional acontece no mês de abril, de 17 a 19, também no Centro Pan-americano de Lauro de Freitas | FOTO: Reprodução |

O Centro Pan-americano de Judô, recém-construído em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, recebe neste sábado (14), a partir das 8h, a I Etapa do Circuito Baiano da modalidade, que vale também como seletiva para o Campeonato Brasileiro Regional. Com participação confirmada de 640 atletas, de 49 clubes, representando 22 cidades, o evento reúne os melhores judocas do estado das categorias sub-13 a sênior, nas oito categorias de peso, masculino e feminino, totalizando cerca de 100 vagas na competição nacional. A entrada é gratuita.

A Bahia integra a região III no Brasileiro, a mesma de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, com vários atletas em nível de seleção. Ao todo, o Regional terá 400 atletas, uma média de 100 por Estado desde que haja atletas classificados em todas as categorias. O Brasileiro Regional acontece no mês de abril, de 17 a 19, também no Centro Pan-americano de Lauro de Freitas, complexo construído em parceria do Governo da Bahia, Ministério do Esporte e Confederação Brasileira de Judô para ser um espaço de referência e abrigar as principais seleções do Brasil e das Américas.

O local, inclusive, irá receber cinco das oito etapas do circuito Baiano 2015 – as outras três acontecem em Jequié, Vitória da Conquista e Serrinha. “Iniciamos o circuito estadual 2015 num espaço de referência internacional. E, lógico, este é fato motivacional para os atletas baianos, que terão a oportunidade de desfrutar de um equipamento de excelência. O judô na Bahia, que conta com 24 mil atletas cadastrados em nosso sistema, só tende a crescer ainda mais daqui para frente”, analisa o presidente da Federação Baiana de Judô (FEBAJU), Marcelo Ornelas.

No Brasileiro Regional, campeão e vice de cada categoria garantem vaga para o Estado no Brasileiro fase nacional e ficam pré-classificados para disputar o título nacional. Caso não seja o campeão estadual, o atleta pré-classificado no Regional tem a chance de disputar uma seletiva, em sistema de “melhor de três”, contra o vencedor do Campeonato Baiano, pela vaga no Brasileiro fase nacional. As informações são site Galáticos Online.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas