Ícone do site Jornal da Chapada

PF faz ação contra fraude em financiamentos de imóveis da Caixa

federal
A Polícia Federal fará a apreensão de 20 veículos e bloqueará contas-correntes | FOTO: Reprodução |

Os policiais federais buscam nesta terça-feira (17) desarticular uma quadrilha que fraudava contratos de financiamento de imóveis da Caixa Econômica Federal. Os agentes cumprem 34 mandados de condução coercitiva – autorização judicial para que a polícia leve pessoas investigadas à delegacia e ouça seus depoimentos. Também estão sendo cumpridos 31 mandados de busca e apreensão e o afastamento de dez funcionários públicos. A Polícia Federal (PF) fará a apreensão de 20 veículos e bloqueará contas-correntes. A Operação Dolos está sendo feita nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo e Minas Gerais.

Segundo a PF, a organização usava documentos falsos e liberava valores sem a devida garantia, para contratos de financiamento de até R$ 1 milhão. A investigação da polícia aponta a participação de funcionários de três agências da Caixa e até de gerentes regionais da instituição. A maioria dos financiamentos envolvia imóveis da Região dos Lagos fluminense. Alguns foram avaliados em mais de dez vezes o real valor de mercado. Vários contratos envolviam imóveis que sequer existiam.

A liberação de recursos nas três agências, Pio X, Lote XV e Riachuelo, no Rio de Janeiro, demorava apenas quatro dias, enquanto nas demais agências, de acordo com a Polícia Federal, o processo demorava um mês. Os suspeitos serão indiciados por associação criminosa, falsificação de documentos públicos, estelionato, peculato e corrupção. Da Agência Brasil.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas