Pular para a barra de ferramentas
CidadesCuriosidadesEducaçãoMenu Principal

Governador disponibiliza áreas para construção de creches em Salvador

foto
Rui Costa recebe o prefeito de Salvador ACM Neto na governadoria | FOTO: Carla Ornelas/GOVBA |

O governador Rui Costa anunciou à imprensa, após reunião com o prefeito de Salvador, Antonio Carlos Magalhães Neto, que disponibilizou áreas do Governo do Estado “para a construção de escolas e creches onde o município achar conveniente”. A reunião foi realizada, na tarde desta sexta-feira, na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Rui também disse que o prefeito confirmou presença no lançamento do Pacto pela Educação no dia 30 de março. Conforme o prefeito, a decisão do governo em destinar terrenos para as creches “vai permitir a construção dos centros de educação infantil na cidade”.

Mobilidade urbana
A mobilidade urbana foi outro assunto tratado no encontro desta sexta-feira. De acordo com Rui, técnicos do Governo do Estado e da prefeitura da capital irão atuar conjuntamente para acelerar os projetos e melhorar a qualidade do transporte público na capital. “Faremos uma discussão, o mais breve possível, sobre a integração do [sistema de] ônibus com o do metrô. Portanto, viabilizando, a partir da inauguração das estações [do metrô] do Bom Juá [em abril] e a de Pirajá, no mês de junho, a solução completa para a mobilidade urbana na cidade”, afirmou o Rui.

Ainda conforme o governador, será elaborada uma agenda de atividades entre os poderes executivos estadual e municipal para definir, entre outros pontos, o valor da tarifa a ser praticada pela CCR Metrô Bahia. “Os técnicos vão se reunir para que tenhamos, o mais rápido possível, esta situação equacionada e a integração definitiva do ônibus com o metrô e, futuramente, [também] o VLT do Subúrbio, do Comércio, onde iremos ajustar para que o Estado possa iniciar a licitação”.

O prefeito de Salvador disse que a prefeitura e o governo têm amplo conhecimento dos parâmetros do projeto do Sistema Metroviário de Salvador. “É importante ressaltar que o governador, antes de ser governador, já acompanhava todo este processo do metrô e liderou, na época como chefe da Casa Civil, o entendimento com a prefeitura e a assinatura do contrato do programa, que aconteceu em 2013. Agora é uma questão muito mais de ajustar os detalhes”.

Centro da capital
Na oportunidade, o governador informou que o Projeto de Pavimentação e Requalificação de Vias no Centro Antigo de Salvador, que estava sendo desenvolvido pelo Governo do Estado, será unificado a um projeto semelhante da prefeitura. “Vamos transformar em um projeto só. Executar conjuntamente para requalificar todo o Centro”, ressaltou Rui Costa.

Saúde
Outro ponto definido durante o encontro é que o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, e o municipal, José Antônio Rodrigues, devem se reunir para tratar de assuntos ligados à organização da área da saúde em Salvador. Na manhã desta sexta-feira, Rui Costa também se reuniu com prefeitos de outros municípios baianos. No encontro realizado na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo, o governador apresentou o modelo de consórcios interfederativos.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios