A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) entrega nesta terça-feira (24) a primeira Casa de Farinha Móvel do estado em Boa Vista do Tupim, na região da Chapada Diamantina. O equipamento proporcionará autonomia econômica direta para mais de 100 mulheres dos assentamentos Che Guevara, Grotão e Aliança, situados no município. O evento de assinatura do termo de doação está previsto para às 10h30, na Escola Florestan Fernandes, localizada na estrada do Baixio, galpão da Cooperativa – Boa Vista do Tupim. Na ocasião, a SPM realiza uma oficina de formação com as mulheres beneficiadas.
Mais seis cidades serão contempladas com o equipamentos, posteriormente – Camaçari (Região Metropolitana de Salvador), Pau Brasil (região sul), Teixeira de Freitas (extremo sul), Santo Sé (Vale do São Francisco), Jacobina (centro norte) e Vitória da Conquista (sudoeste). A agricultura é o setor de atividade que ocupa grande parte da mão de obra baiana, onde trabalham 38,4% (2.463.976) das pessoas ocupadas. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/2010), 1.876.775 mulheres residem na área rural do estado.
Para atender às mulheres da zona rural da Bahia, por meio de emenda parlamentar, a SPM firmou um convênio com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, com o objetivo de promover cidadania e autonomia econômica para as mulheres do campo.