Ícone do site Jornal da Chapada

Itaberaba: Jovens criticam prefeito e vereadores e dizem que é “preciso ter vergonha na cara”

foto
O município de Itaberaba foi destaque negativo na imprensa nacional. A Globo acompanhou de perto as denúncias de corrupção contra a atual gestão | FOTO: Reprodução/Rede Globo |

A população do município de Itaberaba se envergonhou de ser destaque em matéria do programa dominical Fantástico, da Rede Globo. Tudo por conta da corrupção que acomete a administração do prefeito João Almeida Mascarenhas Filho (PP). A reportagem foi ao ar no último domingo (22), no quadro ‘Cadê o dinheiro que tava aqui?, e apontou diversas irregularidades e desvios de dinheiro público em diferente setores. Depois da veiculação da matéria, os moradores da cidade e da região da Chapada Diamantina se indignaram tanto por conhecer um pouco do que vem acontecendo na gestão do prefeito progressista, quanto pela postura truculenta dele ao prometer e enviar para a sessão da Câmara de Vereadores do município dezenas de funcionários contratados para afrontar os edis de oposição, em uma clara tentativa de burlar os fatos, nesses últimos dois dias, segunda (23) e terça-feira (24).

O jovem político Ricardo Mascarenhas detonou os vereadores por defenderem o prefeito João Filho| FOTO: Jornal da Chapada |

Nas redes sociais, os jovens formadores de opinião se manifestaram com textos de desabafos contra a postura da maioria dos vereadores da Casa Legislativa, que, esquecendo o seu dever constitucional, defendia o prefeito com os mais vazios argumentos. Um dos jovens a se manifestar, foi o odontólogo e empresário Ricardo Mascarenhas, filho do ex-prefeito Jadiel Mascarenhas, e, por acaso, também sobrinho do prefeito João Filho. Ricardo aparece como um dos fortes pré-candidatos à sucessão municipal e conta com o apoio dos deputados Marcelo Nilo (estadual) e Valmir Assunção (federal). No texto, o jovem político apresenta sua indignação e faz um relato histórico da situação política em Itaberaba.

“Um desabafo pra mais de 50% dos vereadores de minha cidade. Minha intenção é alertar os cidadãos e mostrar que se nós não fizermos nada, estaremos fadados a padecer para sempre nas mãos destes políticos medíocres e incompetentes, que foram ungidos com o voto do povo e não correspondem às expectativas dessa gente que como eu está cansado de ver o interesse da coletividade cada dia mais distante. Começando pelo prefeito, um homem que parecia que iria resgatar a esperança perdida. Vindo do setor privado, empresário, aparentemente a pessoa ideal para assumir uma prefeitura destroçada nas mãos do inescrupuloso ex-prefeito, WN [Washington Neves]. Pura decepção. Acreditei que o prefeito empresário iria aprender ter ginga política e deixar de lado seu jeito prepotente, mas não, seguiu a linha podre da política, refazendo todo vicio político”, relata Ricardo Mascarenhas.

Confira vídeo e matérias relacionadas nos links abaixo.
Itaberaba: Pedido de prisão é expedido e polícia procura bandidos que invadiram a casa de ex-secretário
Itaberaba: Confira matéria completa em vídeo feita pelo Fantástico sobre corrupção na cidade
Itaberaba: Corrupção na administração de João Filho envolve familiares e muito dinheiro público
Opinião: Escândalo de corrupção em Itaberaba deixa prefeito com calças na mão
Itaberaba: TCM nega pedido do prefeito, mantém rejeição das contas e acata denúncia de vereador

Ainda conforme texto publicado pelo jovem político, os vereadores de Itaberaba lhe decepcionaram, mas apontou a existência de edis coerentes. “Existiram falas coerentes e ataques absurdos. Um outro vereador ficou encurralado na Casa Legislativa pelos funcionários contratados e obrigados a estarem presentes na sessão, por seu chefe e sua chefa. Já vi muitos vereadores ruins, mas iguais aos dessa gestão funesta, nunca! Todos ao entrar neste covil ficam hipnotizados pelo espertalhão que manipula as marionetes do seu mundo encantado, o fabuloso reino dos bonecos do legislativo. Como não bastasse a manipulação interna, temos ainda compondo esse circo, atrações como alguns que defendem algo tão claro que a cidade fica indignada”. Ricardo Mascarenhas ainda fez um apelo para que as pessoas reflitam e cita o dramaturgo alemão Bertold Brecht: “Que continuemos a nos omitir da política é tudo que os malfeitores da vida pública mais querem”. “Vereadores, criem vergonha na cara e trabalhem com seriedade. Deixem de fazer espetáculos ridículos para o prefeito Fantástico.

O repórter secreto encontrou uma série de falcatruas para desviar recursos públicos na prefeitura de Itaberaba | FOTO: Reprodução/Rede Globo |

A publicação do jovem Mascarenhas não foi a única nas redes sociais a demostrar o descontentamento com a crise política e administrativa que assola Itaberaba. Outros jovens como a enfermeira Lívia Oliveira. “Hoje, pela primeira vez, resolvi ouvir pelo rádio a sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Itaberaba… E queria externar aqui a minha admiração ao vereador Roberto Almeida pela fala sensata, coerente e a mais plausível diante de tantas babozeiras faladas anteriormente. Ele calou a Câmara e mostrou o devido papel de um vereador, que não é usar da emoção para defender o indefensável e nem acusar sem provas, que nesse caso o vereador Ricardo Pimentel fez e com uso de documentos em mãos. Espero que os outros vereadores desse município durmam com as palavras do nobre vereador Roberto Almeida e exerçam seu verdadeiro papel como legislador. Altamente indignada e envergonhada”.

O jovem Edenilson Mendes, estudante da Faculdade Santa Cruz da Bahia e prestador de serviços, também apontou sua indignação. “Vaqueiro, cozinheiro, pedreiros prestando serviço em uma cooperativa de saúde contratada pela prefeitura. Ar condicionados que podiam está nas escolas municipais estão armazenados refrigerando fazenda. Pois bem, ‘tudo não passa de manobra política’… Triste Brasil, lamentável a Bahia, pobre Itaberaba. Cidade bela, de um povo bonito onde o dinheiro público é desencontrado. Afinal, cadê ele, alguém sabe? Isso é o que deve-se destacar na semana do aniversário da cidade, infelizmente a verdade ocultada no outdoor”.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas