Ícone do site Jornal da Chapada

Baiano de Lauro de Freitas será nomeado mediador da paz da ONU

barreto
Yuri Fernandes será embaixador da Paz pela ONU em Lauro de Freitas | FOTO: Tony Barreto |

A Organização das Nações Unidas está recrutando líderes comunitários para atuarem como mediadores da paz em cidades onde o índice de homicídio tem aumentado nos últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). No município de Lauro de Freitas, o mestre de jiu-jitsu, Yuri Fernandes, será nomeado mediador e líder na paz, em abril. Ele está entre as lideranças do município, representando o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que vão difundir os projetos da ONU para diminuir a violência e os conflitos em bairros da cidade.

De acordo com Yuri, o trabalho é uma forma de mudar o rumo da violência e dos altos índices de crimes cometidos na região de Vilas do Atlântico e Ipitanga, áreas que se transformaram em conglomerados urbanos. “Seguimos com atividades de prevenção da criminalidade, considerando sempre que crime e violência exigem abordagem integral. O que faço é ir onde o ‘braço do estado’ não consegue chegar ou não chega por inteiro”, salienta o mediador.

Em Lauro de Freitas, Yuri Fernandes desenvolve e participa de 18 projetos que envolvem ações em diferentes áreas, não apenas com as polícias Civil e Militar, mas também com órgãos públicos. “São prevenções e atividades que dão estímulo à auto regulação para que as pessoas cumpram as regras comuns de convivência de forma voluntária, sem precisar de repreensão policial ou de intervenção jurídica. Focamos na segurança, e na integridade física e patrimonial”, lembra o líder comunitário.

São atribuições do mediador da paz o incentivo à utilização de sistemas de monitoramento de vídeo, placas de identificações dos programas desenvolvidos, além de promover diálogos e palestras com membros dos bairros, em um processo integrado de comunicação. “Aceitei essa nomeação por acreditar que já faço a mediação na prática e o título é apenas uma oficialização da função. Ou seja, nos envolvemos em todas as demandas da região e resolvemos”, pontua.

A integração entre os moradores é o principal laço para o comprometimento da difusão da cultura de paz, principalmente quando se envolvem autoridades e profissionais da segurança. Acreditando nessa premissa, Yuri, que é lutador de jiu-jitsu e campeão de todos os campeonatos municipais e estaduais, se mostra confiante no projeto. Ele lembra o envolvimento das crianças em compartilhar experiências como palestras motivacionais, valorização dos direitos humanos e contato com comunidades vulneráveis da região ao redor dos bairros assistidos. Yuri Fernandes ainda mantém um projeto social no município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, levando segurança e artes marciais para jovens e adultos em situação vulnerável socioeconomicamente.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas