Ícone do site Jornal da Chapada

Vereador petista propõe Semana da Síndrome Alcoólica Fetal à prefeitura de Salvador

suica
O vereador Luiz Carlos Suíca | FOTO: Ascom |

Mobilizar a sociedade e órgãos do poder público de Salvador a respeito da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), caracterizada pela ingestão de álcool no desenvolvimento do bebê, feita por mulheres durante a gravidez. Esse é o foco principal da proposta do vereador Luiz Carlos Suíca (PT) em criar uma semana exclusiva para debater a enfermidade na capital. A indicação, encaminhada ao Executivo, foi publicada no Diário Oficial da Câmara de Vereadores na última quinta-feira (26). O edil petista diz que a ação dará maior destaque para a doença que atinge 12 mil bebês por ano, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com Suíca, o projeto se baseia na realidade vivida pela população em todo o mundo, na qual os hábitos sociais da mãe influenciam diretamente nas condições de saúde do bebê. “Não podemos ficar omissos para esse tipo de situação por se tratar de um problema de ordem de saúde pública e que está inteiramente associado à falta de informação e atuação de nós, representantes da população, para prevenir casos incidentes, que estão no cotidiano das pessoas de Salvador”, aconselha.

O levantamento de dados feito ao OMS aponta que o consumo de álcool por mulheres grávidas pode provocar distúrbio fetal e, com um tempo, problemas de comportamento psicossocial, falta de crescimento, desfiguração facial e retardamento mental às crianças. O projeto de indicação do vereador ainda propõe que na primeira semana do mês de setembro, de cada ano, sejam feitas campanhas de conscientização à população em bares, hotéis, restaurantes e similares, mediante afixação de cartazes, outdoors, distribuição de panfletos, bem como a realização de palestras, seminários e divulgação sobre o tema na imprensa.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas