CidadesCuriosidadesMenu PrincipalPolítica

Bahia: Projeto Margaridas beneficia mulheres de Xique-Xique e Itaguaçu

foto
A SPM-BA e o MDA realizaram o Projeto Margaridas com diversas atividades gratuitas | FOTO: Uiara Lopes/Ascom SPM |

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realizaram o Projeto Margaridas, entre os dias 27 de março e 1º de abril, nos municípios de Xique-Xique e Itaguaçu. Diversas atividades gratuitas foram oferecidas, incluindo emissão de documentos – carteiras de identidade e de trabalho, certidões de nascimento e casamento, Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), entre outros. Também ocorreram Rodas de Diálogos para tratar de temas como violência, a Lei Maria da Penha, os mecanismos de apoio às vitimas de violência e a conquista da autonomia da mulher.

Os serviços beneficiaram trabalhadoras rurais dos municípios e povoados vizinhos. Antônia Vieira, 75 anos, foi uma das mulheres que usufruiu das atividades. Moradora da cidade de Utinga, na Chapada Diamantina, ela viajou até o local do mutirão para retirar a segunda via da carteira de identidade, 65 anos após a emissão da primeira via. Para a assessora técnica da SPM-BA, Uiara Lopes, a iniciativa tem um papel importante para as comunidades, pois proporciona um espaço para tratar de questões sobre a autonomia econômica e social das mulheres.

O projeto tem como objetivo atender às moradoras das zonas rurais dos municípios baianos, com intuito de promover a cidadania e a autonomia econômica e social destas mulheres, além de auxiliar na prevenção e no enfrentamento de todas as formas de violência. A estimativa é de que mais de 21 mil mulheres do estado sejam beneficiadas, entre elas agricultoras familiares, assentadas da reforma agrária, fundo e fecho de pasto, jovens, pescadoras artesanais, marisqueiras, quilombolas e indígenas.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios