Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Cachoeira secreta em Itaetê encanta turistas de todo o mundo; Buracão é atrativo em Ibicoara

A Cachoeira Encantada é conhecida por alguns guias e poucos moradores | FOTO: Rede Globo |

Fechando a série de reportagem do programa Globo Repórter, que foi ao ar na Rede Globo, a temática volta a ser as belezas naturais da Chapada Diamantina. Conhecida por ser uma região de cachoeiras deslumbrantes, a Chapada possui ainda pontos turísticos poucos explorados e que escondem águas desconhecidas. A equipe do Globo Repórter, por exemplo, se aventurou para conhecer a Cachoeira Encantada, no município de Itaetê. Neste caminho, a poeira das estradas vicinais foi a companheira inseparável da equipe de jornalista. A Cachoeira Encantada é mais um patrimônio escondido na Chapada Diamantina.

A Encantada possui 230 metros de altura e está isolada no meio do parque nacional | FOTO: Rede Globo |

A cachoeira é uma das mais bonitas da região e fica em uma área bem isolada do parque nacional. É conhecida só por alguns guias e poucos moradores da Chapada. “Não é fácil vencer nove quilômetros a pé, rio acima. É uma trilha pesada, de pedras enormes e escorregadias. É uma aventura e tanto o caminho da cachoeira. Quando a equipe do Globo Repórter encontra a Cachoeira Encantada parece que ela fica bem pertinho do céu”, diz o jornalista José Raimundo em texto da matéria. São 230 metros e na parte mais alta chega a 250. “A água gelada revigora a alma e o coração. Na memória fica a imagem de mais um paraíso escondido”.

O Buracão fica em Ibicoara e tem 800 metros de diâmetro e mais de 50 de profundidade | FOTO: Rede Globo |

A beleza do Buracão
Outra cachoeira que foi destaque do programa Globo Repórter é o Buracão, que fica no município de Ibicoara, na parte sul da Chapada Diamantina. Na matéria em vídeo, com fartura de água doce e cristalina, a cachoeira parece que cai do céu, em pleno Sertão Nordestino. A Cachoeira do Buracão é um dos lugares mais cobiçados da Chapada. “A Chapada toda é linda! Isso aqui conta uma história milenar, bilhões de anos. É olhar para cada musguinho, cada buraquinho”, diz a arquiteta Cristiane Bohlmann.

Não é exagero dizer que o Buracão é um baú de surpresas. Não é à toa que essa cachoeira é considerada uma das mais bonitas da Chapada Diamantina. Do topo das pedras ao poço profundo, são quase 100 metros e pouco mais de 80 de cachoeira e queda d’água livre. E os paredões de pedra são os guardiões deste tesouro. Água, vento, mata e sol ardente. É muita vida espalhada em cada palmo de terra, em todos os degraus da montanha. Seguimos a trilha até o poço profundo onde a cachoeira desagua. É incontrolável a vontade de ver de bem de perto e sentir a energia do buracão.

A Cachoeira do Buracão é um dos lugares mais cobiçados da Chapada | FOTO: Rede Globo |

O mais difícil no lugar não é a trilha para chegar, é não se surpreender com tamanha beleza. O Buracão tem 800 metros de diâmetro e mais de 50 de profundidade. “Impossível não se emocionar diante da cachoeira. Andorinhas fazem revoada de despedida do sol. Vai e vem que parece uma dança, ocorre quando elas saem e voltam com a comida dos filhotes. As andorinhas dormem e fazem ninhos atrás da cachoeira, bem perto da queda d’água. É o lugar mais seguro que encontram para proteger suas crias contra os predadores”, completa texto da matéria da Rede Globo.

Confira matéria em vídeo do Globo Repórter aqui…

Leia também:
Chapada: Homem usa parafina e até fogo para limpar ouvidos de moradores no Vale do Capão
Chapada: Planta que deu origem ao papiro do Egito é abundante no Pantanal do Marimbus
A Chapada Diamantina tem muito o que mostrar, diz jornalista José Raimundo
Epidemia na Chapada Diamantina fez cemitério ser erguido em montanha; conheça mais pontos turísticos

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas