Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Administradores do Parque Nacional apresentam a Cachoeira Encantada em Itaetê

foto1
A trilha da cachoeira começa no assentamento de reforma agrária Baixão e acompanha o Vale do Rio Samina | FOTO: Wagner de Melo Inácio |

Os administradores do Parque Nacional da Chapada Diamantina (Parna) publicaram mais informações sobre a desconhecida Cachoeira Encantada, localizada no município de Itaetê. A cachoeira, até então secreta, foi uma das atrações da matéria do programa Globo Repórter, da última sexta-feira (6). Por falta de dados sobre o atrativo natural, a página do Facebook do Parna divulgou nesta segunda-feira (6) algumas curiosidades.

De acordo com a publicação, a trilha da Cachoeira Encantada tem início no assentamento de reforma agrária Baixão, em Itaetê, e acompanha o Vale do Rio Samina ao longo dos seus seis quilômetros de extensão. “O percurso exige alto esforço físico e leva em média seis horas para ser percorrido [ida e volta]”, aponta texto publicado em rede social.

O visitante que quiser conhecer a localidade, bem como as diversas atrações naturais do Parque Nacional da Chapada Diamantina, não precisa pagar entrada para se divertir. “A trilha é sujeita a ocorrência de trombas d’água e riscos inerentes aos ambientes naturais”. No texto, a administração do Parque recomenda a contratação de um guia para conhecer a Cachoeira e estabelece o limite de 20 visitantes por dia para manter a integridade do atrativo.

Mapa para a Cachoeira Encantada em Itaetê | FOTO: Divulgação |

Ainda de acordo com a publicação em rede social, os guias locais que atuam na região são vinculados à Associação de Condutores de Visitantes de Itaetê (ACV-I). A associação foi estabelecida no âmbito do Terra Sol, programa do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que atuou no desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária nos assentamentos da região.

A ACV-I pode ser contatada por meio do telefone (75) 3361-4007, no assentamento Baixão, e (75) 3361-1900, no assentamento Rosely Nunes. O e-mail para outras informações é acviitaete@yahoo.com.br .

Leia também:
Chapada: Cachoeira secreta em Itaetê encanta turistas de todo o mundo; Buracão é atrativo em Ibicoara
Chapada: Homem usa parafina e até fogo para limpar ouvidos de moradores no Vale do Capão
Chapada: Planta que deu origem ao papiro do Egito é abundante no Pantanal do Marimbus
A Chapada Diamantina tem muito o que mostrar, diz jornalista José Raimundo
Epidemia na Chapada Diamantina fez cemitério ser erguido em montanha; conheça mais pontos turísticos

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas