CidadesCulturaCuriosidadesMenu Principal

Ministro Juca Ferreira chega a Salvador com a Caravana da Cultura

foto33
A Caravana da Cultura fez sua primeira viagem à região do Cariri e a Fortaleza, no Ceará | FOTO: Meramente Ilustrativa/Memória da Petrobrás |

O ministro Juca Ferreira e secretários do Ministério participam em Salvador (BA) de encontros com artistas, gestores, produtores e fazedores de Cultura, na segunda (13/4) e terça-feira (14/4) da próxima semana. Trata-se da terceira edição da Caravana da Cultura, que fez sua primeira viagem à região do Cariri e a Fortaleza, no Ceará, nos dias 9 e 10 de março; e a segunda, a São Luiz, no Maranhão, em 25 e 26 de março.

Na segunda-feira, o primeiro compromisso do ministro Juca Ferreira em Salvador é um encontro com o governador da Bahia, Rui Costa. Em seguida, o ministro cumpre programação que inclui visita ao terreiro Ilê Opô Afonjá e conversa com a Mãe Stella de Oxossi. Além de ter publicado oito livros, ela ocupa a cadeira 33 da Academia de Letras da Bahia e é responsável por criar biblioteca itinerante em ônibus adaptado para levar ensinamentos religiosas e aproximar as pessoas.

O ministro também fará uma visita ao Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira e, à noite, assistirá a apresentação do Festival Internacional Vivadança. Criado em 2007, em Salvador, com nome de Mês da Dança no Vila, no Teatro Vila Velha, o Vivadança ampliou seu formato e tornou-se internacional. Em quase uma década, teve sua trajetória marcada por fatos importantes, como a criação da Mostra Casa Aberta, Mostra Hip Hop e do Prêmio Vivadança.

foto
O ministro Juca Ferreira | FOTO: Agência Brasil |

Debate interativo
Antes da chegada do ministro, secretários do MinC debaterão na segunda-feira a participação social no ministério com especialistas, representantes de Pontos de Cultura e público virtual. O tema da discussão será a criação do Gabinete Digital, o planejamento e a estruturação do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) e a definição de um novo modelo de Conferência Nacional de Cultura.

Participam da discussão os secretários de Articulação Institucional, Vinícius Wu; de Fomento e Incentivo à Cultura, Carlos Paiva; e do Audiovisual, Pola Ribeiro, do Ministério da Cultura; os professores Wilson Gomes e Ernani Coelho Neto, da Universidade Federal da Bahia; a coordenadora pedagógica do Ponto de Cultura Bankoma, Eliana Sousa; e a representante do Ponto de Cultura Odu Odara, Maria Fulgência.

O debate ocorrerá o Teatro do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, das 10h às 12h, e será transmitido ao vivo pela página eletrônica do MinC. As pessoas que estiverem acompanhando poderão fazer perguntas pela Internet.

Roda de Conversa
Na terça feira pela manhã, o ministro participa de uma Roda de Conversa com gestores e produtores culturais no Teatro Vila Velha. Além disso, visitará o teatro Castro Alves, um dos principais centros culturais do estado, e o Centro de Atendimento ao Turismo, no Pelourinho.

Participe do Debate interativo
Data: 13/4/2015
Local: Teatro do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB)
Endereço: Rua Pedro Gama, 413/E, Federação.
Horário: 10h às 12h

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Pular para a barra de ferramentas