Ícone do site Jornal da Chapada

Livramento de Nossa Senhora recebe treinamentos da Operação Bahia sem Fogo

foto1
A campanha tem como objetivo atender principalmente as regiões da Chapada Diamantina e do oeste, onde ocorrem os maiores registros de incêndios | FOTO: Reprodução |

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema), por meio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), e o Corpo de Bombeiros iniciaram o treinamento de brigadistas voluntários deste ano, no município de Livramento de Nossa Senhora, na região centro sul do estado, como uma das ações da campanha Operação Bahia sem Fogo. No primeiro dia de atividades, na segunda-feira (13), os 21 participantes aprenderam sobre a operação, educação e legislação ambiental, licenciamento e fiscalização.

Segundo a coordenadora da Fiscalização Preventiva de Campo do Inema, Fabíola Cotrim, os assuntos serão abordados em palestras, com duração de 40 horas, além de aulas práticas. Um dos convidados foi o fiscal da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Orlando Maia, que explicou as ações em desenvolvimento no município para minimizar o uso de agrotóxicos. Também realizaram palestras o subtenente Uirley Borges, do 11° Grupamento de Bombeiros Militares (GBM), e o soldado Jobson Meira, do 8º GBM, que ensinaram os primeiros socorros e combate aos incêndios florestais”.

Para o secretário de Meio Ambiente de Livramento de Nossa Senhora, Nelson Tanajura, o curso está sendo bastante proveitoso. ”Além de informações referentes a incêndios florestais, aprendemos sobre educação ambiental, legislação e fiscalização”.

A campanha Operação Bahia sem Fogo é coordenada pela Sema, que integra e coordena o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia, formado por representantes de nove secretarias estaduais, além de instituições municipais e federais. A campanha tem como objetivo atender principalmente as regiões da Chapada e do oeste, onde ocorrem os maiores registros de incêndios.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas