CidadesCuriosidadesMenu PrincipalPolícia
Trending

Chapada: Após controlar fogo, combatentes realizam monitoramento entre Rio de Contas e Livramento

A ação tem o suporte do Programa Bahia Sem Fogo, que é coordenado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

O incêndio que atingiu a Serra das Almas que divide os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, na Chapada Diamantina, está controlado desde o começo da semana, porém, o momento é de cuidados. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) e de brigadistas voluntários iniciaram o período de monitoramento da área afetada para garantir que o fogo não volte.

Nesse período eles vão a campo para verificar o eficácia do trabalho realizado durante os dias de combate, especialmente por conta da possibilidade de incêndios subterrâneos. O monitoramento está sendo feito com a ajuda de aeronaves. Ao todo quase 60 pessoas estão trabalhando nessa operação, dentre bombeiros militares, brigadistas voluntários, equipes do grupamento aéreo da Polícia Militar, pilotos dos aviões cedidos pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, além de equipes do Inema, Ibama e do apoio das Secretarias de Meio Ambiente dos dois municípios.

A ação tem o suporte do Programa Bahia Sem Fogo, que é coordenado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Foi iniciado o período de monitoramento que será realizado pelos quase 60 homens e mulheres, além de aeronaves que sobrevoarão a área nessa fase. Durante o combate realizado na última segunda (11), foi feito um voo, com apoio de um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer), onde foi identificado alguns focos ainda ativos que foram imediatamente combatidos de forma efetiva pelas equipes em campo, com apoio de 4 aviões Air Tractors.

Ao final do dia, não se verificou mais nenhum foco de incêndio aparente, mas permanece o alerta sobre a possibilidades de focos de incêndios subterrâneos, comuns na Chapada Diamantina. O programa Bahia Sem Fogo atua na prevenção e combate às queimadas no estado da Bahia, promovendo também cursos para formação de peritos, treinamento de brigadistas, reuniões e oficinas com as comunidades rurais, campanhas de prevenção, sensibilização e educação ambiental e a organização de subcomitês. Jornal da Chapada com informações de assessorias.

Leia também

Chapada: Fogo entre Rio de Contas e Livramento vai fazer 15 dias de combate; focos estão em áreas de difícil acesso

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Pular para a barra de ferramentas