Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada Diamantina é destino de ecoturismo no interior da Bahia; confira atrativos para o feriadão

A região chapadeira atrai visitantes de todos os estados brasileiros e de diferentes países do mundo | FOTO: Reprodução/Alexandre Cappi/BR Stock |

foto
A região chapadeira atrai visitantes de todos os estados brasileiros e de diferentes países do mundo | FOTO: Reprodução/Alexandre Cappi/BR Stock |

O feriado de Tiradentes, no dia 21 de abril, está próximo. Serão quatro dias de folga, ideal para escapar da agitação rumo a destinos próximos ou distantes de casa. Pensando nisso, o Jornal da Chapada fez uma série especial com algumas das principais atrações turísticas das cidades da Chapada Diamantina, que será publicada no sábado (18) e no domingo (19). Além da matéria produzida pela Secretaria Estadual de Turismo sobre os municípios de Mucugê e Lençóis (veja aqui), confira conosco outras cidades importantes da região.

Com atrações saborosas para os amantes de natureza, o Parque Nacional da Chapada Diamantina (Parna) é formado por 152 mil hectares de preservação ambiental. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação Ambiental (ICMBio), que compreende boa parte dos municípios de Lençóis, Palmeiras, Andaraí, Mucugê, Itaetê, Iraquara, Seabra e Ibicoara; é um dos maiores parques de preservação do país fora da região Amazônica.

O Poço Encantado fica no município de Itaetê, na Chapada Diamantina | FOTO: Branco Pires |

Leia também:
Chapada: Municípios da região são alternativa para quem quer curtir o sossego no carnaval
Chapada: Jacobina desponta como atrativo de ecoturismo na região; confira vídeo
Chapada: Poço Encantado ganha destaque em site de emissora italiana
Chapada: Poço Azul faz jus ao nome e se destaca como uma das grandes atrações turísticas da região

A Cachoeira da Fumaça | FOTO: Site lencois.com.br |

A Chapada Diamantina é um dos principais destinos ecoturísticos do país, tendo, também, grande repercussão no turismo internacional. Parte desse poder de atração da região é devido a sua privilegiada geomorfologia, repleta de cânions, montanhas, cachoeiras, cavernas e as chapadas, propriamente ditas. No próprio Parque, por exemplo, ocorrem regiões com 480m de altitude que contrastam com picos de mais de 1700m, além da segunda mais alta queda d’água do país, a Cachoeira da Fumaça, que fica no município de Palmeiras, com trilha pelo Vale do Capão.

A recente melhora da infraestrutura turística, a abertura de hotéis de bom padrão e a construção de um aeroporto (Tanquinho de Lençóis) facilitou a atuação de empresas de turismo receptivo. Hoje, brasileiros e estrangeiros visitam as cavernas, cachoeiras, rios, vales e montanhas. Muitos procuram a região para praticar esportes como escaladas, off-road, rapel, mountain bike, tirolesa, rafting, bungee-jump, cavejump e caiaque, sempre praticados em cartões-postais da Chapada Diamantina, como o Morro do Camelo e a Cachoeira do Buracão.

Os sítios que foram quilombos atraem turistas interessados em conhecer pratos típicos e festas populares. Artistas plásticos, esotéricos e pessoas que buscam “contatos imediatos” com extraterrestres também visitam o local.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas