Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Morro do Chapéu abriga sítios de arte rupestre e cachoeiras ainda pouco exploradas

Cachoeira do Ferro Doido

Paraíso do ecoturismo e dos esportes radicais e importante centro de pesquisas arqueológicas, o município de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, possui ao seu redor um grande número de sítios de arte rupestre, tais como a Gruta dos Brejões, o Abrigo da Pedreira da Lage, o Abrigo da Cachoeira do Regato e o Abrigo do Manelão. Morro do Chapéu foi escolhida por ufólogos para estudos e observações. Logo na entrada da cidade, você depara com uma réplica de um disco voador. Trata-se do Centro de Pesquisas Ufológicas, sede do Circuito de Pesquisa Porto Cristal.

Gruta dos Brejões
Essa imensa caverna no vale do rio Jacaré, na área denominada Vereda do Romão Gramacho, é um dos principais atrativos da região e uma das maiores existentes no Brasil. O pórtico principal tem 106 metros de altura. A extensão da gruta chega a sete quilômetros e as formações minerais em seu interior, onde a luz penetra por claraboias, são numerosas e variadas. Pinturas rupestres podem ser vistas nas entradas dos salões.

A Gruta dos Brejões é objeto de estudos paleontológicos desde que em seu interior foram encontrados fósseis de mamíferos extintos, como mamutes, preguiças-gigantes e mastodontes. Dentro da Gruta dos Brejões são promovidos cultos religiosos pela população local. Brejões da Gruta, o vilarejo próximo, não dispõe de estrutura para hospedar viajantes. Portanto, quem quiser conhecer o lugar terá que acampar.

Entrada da Lapa dos Brejões | FOTO: Reprodução |

Cachoeira do Ferro Doido
A Área de Preservação Ambiental (APA) do Monumento do Ferro Doido, criada em 1998, é muito procurada para a prática de rappel e saltos de paraquedas. Para quem prefere o trekking, o tempo estimado de caminhada é de 3h30. Vale a pena, pois o lugar é paradisíaco. A cachoeira fica a 18 quilômetros de Morro do Chapéu pela rodovia BA-052.

Fonte Termal do Tareco
Uma fonte de água mineral no meio da caatinga é algo surpreendente. Ali existem duas piscinas próprias para banho. As águas têm efeitos medicinais no tratamento de doenças de pele. Esse ponto turístico fica a 36 quilômetros da cidade, dos quais 30 são em estrada asfaltada.

A Gruta da Boa Esperança | FOTO: Reprodução/Sectur |

Morrão
O morro que deu nome à cidade tem 1.293 metros de altitude. A bela vegetação ao seu redor é composta na sua maioria por bromélias e orquídeas. Para conhecer o Morrão, o visitante tem que percorrer 8 quilômetros da sede do município de Morro do Chapéu.

Gruta da Boa Esperança
Já a Gruta da Boa Esperança tem pinturas rupestres e é objeto de muitas histórias sobre rituais com sacrifícios humanos. Segundo a lenda, os participantes do rito podiam transformar pedras em ouro. A caverna fica a 53 quilômetros da cidade.

A Cachoeira do Ventura | FOTO: Reprodução/Sectur |

Cachoeira do Ventura
Queda d’água de 50 metros em meio à vasta vegetação. Excelente passeio de um dia inteiro. A cachoeira fica a 36 quilômetros da cidade.

Lajeado do Bordado
Você poderá ver no Lajeado do Bordado as inscrições rupestres deixadas por tribos que habitavam a região há milhares de anos e, no solo, pegadas de milhões de anos deixadas por animais pré-históricos. A atração turística fica a 44 quilômetros da cidade. Acesso por estrada secundária, a partir do povoado de Icó, e fica em propriedade particular.

Vila do Ventura
Na Vila do Ventura, as ruínas do período áureo da mineração são atrativos para os aventureiros que querem conhecer um pouco mais da história da Chapada Diamantina e do município de Morro do Chapéu, que chegou a ser o maior produtor de diamantes da região. A Vila fica a 35 quilômetros da cidade pela BA-052.

Jornal da Chapada

Leia também:
Chapada: Grutas e Pratinha são pontos turísticos do município de Iraquara; conheça outros
Chapada: Morro das Araras, Poço Azul e balneários do rio Paraguaçu são atrações em Nova Redenção
Chapada: Marimbus, cachoeiras e a ‘Machu Picchu brasileira” são destaques turísticos em Andaraí
Chapada: Ibicoara desponta no turismo ecológico com cachoeiras e esportes radicais

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas