AssessoriaCidadesCulturaCuriosidadesEconomiaEducaçãoEsportesMenu Principal

Chapada: Grutas e Pratinha são pontos turísticos do município de Iraquara; conheça outros

lapa doce
A Gruta da Lapa Doce é atrativo turístico em Iraquara, na Chapada Diamantina | FOTO: Reprodução/Guia Chapada Diamantina/Açony Santos |

Também conhecida como “Cidade das Grutas”, Iraquara se destaca por sua grande quantidade de grutas, cachoeiras e cavernas, sendo grande parte delas aberta ao público. A Gruta da Torrinha é considerada uma das mais bonitas da Chapada Diamantina, por lá ficam também Lapa Doce, Fumacinha, Gruta Azul e Pratinha – nessa última, fazer flutuação no túnel inundado é programa obrigatório!

As grutas não fazem parte do Parque Nacional da Chapada, mas compõe o Parque Espeleológico de Iraquara, que concentra centenas de cavernas e é considerado o maior do gênero no Brasil. Por estarem em propriedades privadas, há cobrança de entrada e os passeios ao interior das formações são sempre acompanhados por guias.

Leia também:
Chapada: Poço, cachoeira e gruta movimentam turismo na região de Itaetê
Epidemia na Chapada Diamantina fez cemitério ser erguido em montanha; conheça mais pontos turísticos

Gruta da Lapa Doce
Considerada a terceira maior gruta do país, Lapa Doce possui 17 quilômetros mapeados, sendo que 850 metros estão abertos para visita. Nesse espaço, repleto de salões amplos, avista-se uma infinidade de estalactites, estalagmites, cortinas e outras belíssimas formações.

Todo o percurso é acompanhado obrigatoriamente por um guia, munido de lampião e lanterna. A trilha até a Lapa Doce é fácil e bonita. A entrada da gruta é a partir de uma bela dolina (um paredão de rochas calcárias) e a descida até o interior é de 70 metros.

foto
A Gruta Azul fica na região da Fazenda Pratinha | FOTO: Reprodução/Nas Alturas |

Gruta da Pratinha e Gruta Azul
O acesso é feito através de um rio, com equipamento de mergulho e acompanhamento de um guia. Dentro da gruta há grande diversidade de espeleotemas (formações minerais), como agulhas de gipsita e flores de aragonita. Algumas das mais interessantes podem ser vistas no Salão do Sino e no Salão dos Vulcões. Depois do passeio, pode-se nadar nas águas cristalinas do rio Santo Antônio, divertir-se na tirolesa de 85 metros, a 12 metros de altura; nadar e andar de caiaque, ou comer peixe nos restaurantes próximos.

A Fazenda Pratinha fica na BR 122, Km 13, Santa Rita. Os equipamentos necessários podem ser alugados no local. Na mesma propriedade fica a Gruta Azul um lago translúcido, formada pelo lençol subterrâneo da Gruta da Pratinha, que ganha tons azulados entre 14h e 15h (de abril a setembro), quando um feixe de sol invade uma abertura na rocha. A refração permite visualizar o fundo da caverna, que chega a 70 metros. Por conta da profundidade, é fechada para mergulho e flutuação.

foto
A Fazenda Pratinha possui equipamentos para esportes radicais e infraestrutura com restaurantes e áreas de lazer | FOTO: Reprodução/Iraquara FM |

Leia também:
Chapada: Cachoeira secreta em Itaetê encanta turistas de todo o mundo; Buracão é atrativo em Ibicoara

Gruta da Torrinha
A mais interessante gruta da Chapada Diamantina é tomada por ornamentações, como as agulhas de gipsita, com 60 centímetros de comprimento, são consideradas as mais perfeitas do mundo; e as raras flores de aragonita, que parecem de vidro. Parte dela é reservada a pesquisas, mas a área aberta ao público é deslumbrante. Acesso pela BR-122, Km 18, à direita, mais 1 km até a gruta.

foto33
A Gruta da Fumacinha é repleta de estalactites e estalagmites | FOTO: João Ramos/Bahiatursa |

Gruta da Fumacinha
Liberada para visitação há pouco tempo, é repleta de estalactites e estalagmites diferenciadas, que mais parecem gotas caindo do teto. Estreita, abafada e com pequenos salões, não é indicada para quem sofre de claustrofobia ou tem dificuldade de locomoção. Apesar do calor e dos tropeços nos degraus irregulares, vale a visita!

Leia também:
Chapada: Poço Encantado ganha destaque em site de emissora italiana
Chapada: Administradores do Parque Nacional apresentam a Cachoeira Encantada em Itaetê

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Pular para a barra de ferramentas