Pular para a barra de ferramentas
AssessoriaCidadesCulturaCuriosidadesMenu Principal

Chapada: Documentário que aborda cotidiano e filosofia é gravado no Vale do Capão

foto1
Retratando o dia-a-dia de um comerciante, o documentário mistura filosofia e cotidiano no cenário da Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação/Alex Oliveira |

Refletir sobre o absurdo e o mágico cotidiano é o objetivo de George Varanese com a produção do documentário “Sísifo do Vale”. Retratando o dia-a-dia de um comerciante, o documentário mistura filosofia e cotidiano no cenário da Chapada Diamantina. Contemplado pelo edital 18/2013 do Setorial Audiovisual 2014 da Funceb, o projeto tem patrocínio do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Com data prevista de lançamento para o dia 24 de julho deste ano, as filmagens ocorrem em Caeté – Açú (Vale do Capão) e se encerram no final de abril.

O nome Sísifo é oriundo de um personagem da mitologia grega, considerado como o mais astuto de todos os mortais, conhecido por seu trabalho rotineiro e cansativo. Descrito num clássico de Albert Camus, Sísifo nos remete a realidade de João Batista, que aos 52 anos, fez do cume da Cachoeira da Fumaça, seu ponto diário de trabalho. Com 340 metros de altura e extensão de 6 km, o percurso é realizado em duas horas e meia de caminhada devido aos 40 quilos da mercadoria, carregados num isopor. Tal como na filosofia, a proposta de George, proponente do projeto é refletir sobre o absurdo e o mágico do cotidiano. Com informações da Secult-BA.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios