• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

Parceria entre Sesab e Irecê viabiliza curso de medicina no município

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
7 maio 2015 - 12h46
no Cidades, Curiosidades, Menu Principal, Saúde
0
medicina
O governo passa a indicar onde tem interesse em abrir vagas e, em seguida, as faculdades se candidatam para oferecer o curso | FOTO: Reprodução |

A partir do próximo ano, o Hospital Regional Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, deve se transformar em hospital universitário, com a instalação de um curso de medicina no município. A boa notícia é fruto da iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em habilitar o município junto ao Ministério da Educação (MEC), que este ano lançou um edital de chamamento para que 22 cidades em todo o país recebam cursos particulares de medicina, como parte do Programa Mais Médicos. A parceria entre os entes foi assinada nesta quinta-feira (7), na sede da secretaria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

De acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, a estratégia em consonância com o Ministério é equilibrar regionalmente o número de médicos por habitantes, levando faculdades para locais de difícil fixação desses profissionais. “Estamos fazendo a nossa parte, que é possibilitar o fortalecimento do Sistema Único de Saúde e expandir sua regionalização”, afirma o secretário, que ressalta ainda que o MEC reavaliará o município e dará parecer até junho deste ano.

O Estado ofertará parte dos 120 leitos da unidade hospitalar, a estrutura de serviços, ações e programas de saúde necessários para implantação da instituição de ensino que se credenciar junto ao MEC. Segundo o prefeito de Irecê, Luiz Sobral, a intenção é que haja uma robusta incorporação de mão de obra qualificada, representada pelos estudantes e professores, além dos benefícios inegáveis ao município e região, que contará com um atendimento cada vez mais digno.

Antes de este sistema ser adotado, a abertura de vagas privadas de medicina era proposta pelas instituições de ensino, que indicavam onde queriam abrir faculdade. Com este novo modelo, adotado pelo Programa Mais Médicos, é o governo que indica onde tem interesse em abrir vagas e, em seguida, as faculdades se candidatam.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

Chapada: Secretário de Souto Soares é flagrado com animais silvestres durante operação, diz PRF

Próximo Post

Frente parlamentar LGBT é instalada na Câmara de Salvador; Suíca aponta avanço social

Próximo Post

Frente parlamentar LGBT é instalada na Câmara de Salvador; Suíca aponta avanço social

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.