Ícone do site Jornal da Chapada

Coordenadores Estaduais do Bolsa Família participam de encontro em Salvador

foto
Reunião do Bolsa Família | FOTO: Ascom/SJDHDS |

Com o debate dos temas ‘A Intersetorialidade no Programa Bolsa Família e no Cadastro Único’ e ‘Atuação direcionada ao Apoio Técnico Especializado aos Municípios Prioritários’, foi iniciado nesta terça-feira (12) o Encontro Regional de Coordenadores Estaduais do Programa Bolsa Família (PBF), em Salvador. O evento reúne representantes das áreas da saúde, educação, assistência social e do segmento financeiro-orçamentário dos estados. O encontro foi aberto, na Escola Administração Fazendária (Esaf), no Comércio, com a presença de Helmut Schwarser e Ieda Castro, secretários nacionais de Renda de Cidadania e de Assistência Social, respectivamente, ambos do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Também participaram a representante do Ministério da Saúde (MS), Ana Lima, o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Geraldo Reis, e o diretor-regional substituto do Centresaf-Bahia, Luciano Costa. De acordo com Helmut Schwarzer, a parceria entre União, estados e municípios é fundamental para o sucesso do Bolsa Família e a chave para o resultado positivo do programa. “Essa distribuição de tarefas e competências, entre os diversos entes, fortalece a relação federativa já existente”.

Busca ativa
Geraldo Reis disse que a criação do Bolsa Família e a inserção social de grande parcela da população tiveram fundamental importância no País. Ele enfatizou, no entanto, “a necessidade de reforçar a busca ativa para encontrarmos aqueles mais vulneráveis”. O secretário elogiou ainda o CadÚnico como plataforma de inclusão das famílias nos programas sociais do governo, além dos benefícios oferecidos pelo Bolsa Família.

No final da tarde, os secretários nacionais de Renda e Cidadania, Helmut Schwarser, e de Assistência Social, Ieda Castro, se reuniram com o chefe de Gabinete da SJDHDS, Kívio Dias. O Encontro Regional de Coordenadores Estaduais continua até sexta-feira (15).

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas