Ícone do site Jornal da Chapada

Estudantes podem participar do Parlamento Jovem 2015; pro­grama acontece em se­tembro

parlamento
O in­te­res­sado tem que estar ma­tri­cu­lado no 2º ou no 3º ano do en­sino médio ou no 2º, 3º ou 4º ano do en­sino téc­nico, na mo­da­li­dade in­te­grada ao en­sino médio | FOTO: Reprodução/Sec |

Estão abertas as ins­cri­ções para a 12ª edição do Par­la­mento Jovem Bra­si­leiro, pro­grama que pro­por­ciona aos jo­vens a opor­tu­ni­dade de par­ti­cipar, du­rante cinco dias, de uma si­mu­lação do tra­balho de um de­pu­tado fe­deral. Alunos do en­sino médio ou téc­nico de es­colas pú­blicas e pri­vadas de todo o País, com idade entre 16 e 22 anos, podem se ins­crever até 12 de junho. O pro­grama ocor­rerá entre os dias 21 e 25 de se­tembro, quando os es­tu­dantes par­ti­ci­parão de de­bates e vo­ta­ções si­mu­ladas na Câmara dos De­pu­tados. Com a ex­pe­ri­ência, es­pera-se que os jo­vens te­nham me­lhor com­pre­ensão sobre o Poder Le­gis­la­tivo e sobre par­ti­ci­pação e ci­da­dania.

O in­te­res­sado tem que estar ma­tri­cu­lado no 2º ou no 3º ano do en­sino médio ou no 2º, 3º ou 4º ano do en­sino téc­nico, na mo­da­li­dade in­te­grada ao en­sino médio. Para par­ti­cipar, o es­tu­dante pre­cisa ela­borar um pro­jeto de lei pro­pondo mu­danças para me­lhorar a re­a­li­dade do País. O tema é livre, mas deve ter im­pacto na­ci­onal. O pro­jeto de lei deve ser en­viado jun­ta­mente com a ficha de ins­crição e com toda a do­cu­men­tação ne­ces­sária à Se­cre­taria de Edu­cação do es­tado do es­tu­dante, na forma pre­vista no Ma­nual de Pro­ce­di­mentos do PJB 2015.

SE­LEÇÃO
Serão se­le­ci­o­nados 78 pro­jetos. O nú­mero de re­pre­sen­tantes jo­vens por es­tado é pro­por­ci­onal ao nú­mero de de­pu­tados de cada um deles. A pré-se­leção é feita pelos co­or­de­na­dores es­ta­duais do pro­grama, que são ser­vi­dores de­sig­nados pelas se­cre­ta­rias de Edu­cação. Com informações da SEC-BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas