CidadesCuriosidadesMenu Principal

Governador Rui Costa discute políticas de agroecologia com Leonardo Boff

foto
O chefe do Executivo baiano e o teólogo Leonardo Boff | FOTO: Raul Golinelli/GovBA |

O governador Rui Costa se reuniu com o filósofo e teólogo Leonardo Boff, na tarde desta quarta-feira (13), na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Eles discutiram políticas de agroecologia e sustentabilidade na Bahia. O secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, também esteve presente no encontro. Durante a manhã, Boff participou do ‘Seminário Agroecologia e Desenvolvimento Rural: Construindo uma Política Pública’, no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem). Promovido pela Articulação de Agroecologia na Bahia (AABA), em parceria com o Governo do Estado, o evento tem o objetivo de iniciar a construção de uma Política Estadual de Agroecologia no estado.

“Eu creio que devemos enfatizar o fato que ele [o governador] apoiará [a agroecologia] como política pública. Isso é um avanço para a qualidade de vida dos cidadãos porque melhora a alimentação e dá mais sentido de fixar o camponês no campo. Levar a infraestrutura é fundamental, de escola, de hospital, daquilo que permite a ele [o camponês] ter uma vida civilizada e produzindo com as tecnologias novas, que respeitem o ciclo na natureza e não quimicalizem esses elementos da natureza”, explicou Boff.

No seminário, o filósofo ressaltou a necessidade de ressignificar a relação do homem com a natureza. “Primeiro se deve conquistar um novo olhar da terra e do solo. Porque o solo é vivo, [ele] está cheio de microorganismos, bactérias, vírus e tudo aquilo que permite a fertilidade da terra, que produz toda a diversidade de frutos e flores. Tudo que nós temos para alimento e para a beleza vem deste solo. Então nós precisamos ter outro olhar e esse olhar tem que ser de respeito, de cuidado, para que a terra continue fazendo aquilo que sempre fez durante séculos”.

Educação profissional
Na manhã desta quinta (14), Boff participa de um encontro com estudantes da rede estadual de ensino, das 9h às 12h, no auditório da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Com o tema ‘Juventude, Educação e Sustentabilidade Planetária’, o encontro reúne professores e, especialmente, alunos dos cursos técnicos em Agroecologia e Meio Ambiente, da Educação Profissional. A proposta do evento é contribuir para a formação profissional dos futuros técnicos de nível médio do estado. Atualmente a Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia é a maior ofertante do curso técnico em Agroecologia do País.

Etiquetas
Mostrar mais

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Pular para a barra de ferramentas