Ícone do site Jornal da Chapada

Deputadas fazem protesto por mais participação da mulher na política

deputadas
A presidência da Câmara foi ocupada por cinco minutos pelas deputadas | FOTO: Reprodução/Agência Câmara |

Para reivindicar maior participação na política, a bancada feminina da Câmara fez na tarde desta quinta-feira (14) um protesto no plenário, durante a votação de destaques à Medida Provisória (MP) 664, que altera regras para acesso à pensão por morte. O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), passou a presidência dos trabalhos por cinco minutos para a deputada Soraya Santos (PMDB-RJ) e a mesa do plenário foi toda ocupada pelas deputadas.

A presidente dos trabalhos abriu espaço para que as parlamentares se manifestassem pelo tempo de 30 segundo cada. Durante as falas, elas pediram mais espaço para as mulheres na Câmara, argumentando que são a maioria da população, mas a representação feminina é 10% dos 513 deputados da Casa. As deputadas defendem que seja respeitada a cota de 30% de participação de mulheres na composição da Câmara.

A bancada feminina pediu ao presidente Eduardo Cunha que inclua na proposta de reforma política, em análise na Câmara, a previsão para que 30 % das vagas da Câmara sejam ocupadas pelas mulheres. As deputadas lamentaram também que não foi apresentada à comissão especial que analisa a reforma política nenhuma emenda para ajudar a aumentar a participação feminina na política. Da Agência Brasil.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas