Ícone do site Jornal da Chapada

‘Maio da Diversidade’ ocupa o Solar Boa Vista e toma as ruas de Salvador

marcha
Marcha LGBTT toma as ruas de Salvador neste domingo | FOTO: Reprodução/Debora Ferraz |

O Cine Teatro Solar Boa Vista realiza a 3ª edição da Semana Solar de Combate à Homofobia, entre os dias 12 e 16 de maio, no Parque Solar Boa Vista, Engenho Velho de Brotas, em Salvador. A iniciativa faz parte da programação do Mês da Diversidade #OcupeSeuEspaço, ação da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), por meio da Diretoria de Espaços Culturais (DEC). O projeto conta com a parceria da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado (SJDHDS) e do Coletivo Kiu!. A Semana Solar de Combate à Homofobia tem como foco o 17 de maio, dia Internacional de Combate à Homofobia. Assim, a programação realizada será composta por atividades que provoquem a reflexão e discussão sobre homofobia, lesbofobia, transfobia, além da diversidade sexual.

Para a coordenadora do Cine Teatro Solar Boa Vista, Simone Braz, o evento reforça e legitima espaços de discussões e reflexões acerca dos diversos tipos de preconceitos. “O evento visa discutir e construir políticas públicas em prol dos direitos humanos, se considerarmos os inúmeros casos de violência contra as pessoas LGBTT’s”, explica. No último dia da programação especial, no sábado (16), acontece o Minicircuito dos Direitos Humanos pela Diversidade e Preparação para a 1ª Marcha Estadual Contra LGBTfobia da Bahia, que será no domingo (17). O evento é uma parceria do Núcleo de Políticas para LGBTT’s com o Solar Boa Vista. “Essa parceria tem sido muito importante para nós, pois pensamos o evento como uma tentativa de voltar o olhar do público para a arte, dialogando com as demandas LGBTT para, depois desse momento, buscar construir políticas públicas cada vez mais sólidas junto com o Estado”, conta o coordenador do Núcleo, Vinicius Alves.

O Minicircuito contará ainda com rodas de diálogos temáticos, workshops de maquiagem Drag Queen e King; intervenção visual com o Grafitti pela Diversidade, apresentado pelo Ateliê Aberto, com Luiz Pablo e Chermie Ferreira, e a performance “Bicha também Pixa”, com Misael Franco; além de uma Feira dos Direitos Humanos. Na área externa do Solar acontece o Baba no Brejo e o Isoporzão da Sapatão. Fechando a programação no Solar, será realizada a abertura oficial do ‘Maio da Diversidade’, projeto da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.

No domingo, as ruas da Barra serão coloridas pela alegria e luta pela diversidade sexual e livre identidade de gênero com a realização da 1ª Marcha Estadual Contra LGBTfobia, que contará com coletivos de diversas regiões do estado. O tema será “Zero violência contra LGBT! Por uma Bahia que respeite a Diversidade Sexual e de Gênero” e o percurso tem a concentração no Cristo da Barra, às 14h, e segue a partir das 15h com faixas, bandeiras e intervenções artísticas até o Porto da Barra. Essa ação faz parte do III Maio da Diversidade, construída pelo movimento LGBT da Bahia através do Fórum Baiano LGBT e da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transsexuais (ABGLT).

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas