Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia: Projeto Box Galeria abre inscrições para artistas visuais

foto
Contêineres são transformados em galerias itinerantes em ação que leva exposições de artistas baianos a bairros periféricos de Salvador | FOTO: Reprodução |

Até o dia 30 de maio de 2015 artistas visuais podem se inscrever gratuitamente para expor no projeto Box Galeria. A ação vai fazer circular por Salvador exposições itinerantes que acontecerão dentro de contêineres, que se deslocam pelos bairros periféricos da capital. Considerando o baixo número de galerias de arte em Salvador, além do fato de elas estarem, em sua maioria, nas regiões mais centrais, o projeto busca não só a descentralização, mas a ampliação do acesso a novos artistas visuais.

Através de convocatória, artistas serão convidados a expor nas galerias móveis, que passarão pela curadoria dos artistas Mario Britto e Dervanier Hembadoom e da museóloga Rita Sacramento. A ideia é que apresentem propostas que dialoguem com o formato da exposição em contêiner, e que de alguma forma se envolva com a região na qual a galeria vai circular. Serão cinco exposições, que ficarão abertas à visitação pública durante um mês. Os bairros que recebem a galeria são Cajazeiras, Plataforma, Cabula, Ribeira e Liberdade, onde também acontecerão oficinas promovidas pelos artistas curadores, além de visitas guiadas pelos artistas em exposição.

As inscrições são feitas exclusivamente através do site do projeto, até o dia 30/05/15, onde também está disponível o regulamento. Poderão se inscrever trabalhos nas seguintes linguagens: pintura, gravura, fotografia, desenho, grafite sobre suporte móvel e técnica mista. O resultado dos cinco artistas selecionados será divulgado no dia 10 de junho de 2015. O projeto Box Galeria foi selecionado pelo Edital Setorial de Artes Visuais 2014 – 17/2013, da Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), com recursos do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). As informações são da Secult-BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas