Boquira sedia 1ª audiência pública do projeto de segurança hídrica do Vale do Paramirim

Postado em maio 25 2015 - 6:13pm por Jornal da Chapada
foto

Audiência pública do projeto de segurança hídrica do Vale do Paramirim | FOTO: Raul Golinelli/GOVBA |

A cidade de Boquira, localizada no sudoeste do estado, sediou a primeira audiência pública proposta pelo Governo da Bahia para dialogar sobre o projeto de segurança hídrica do Vale do Paramirim. O encontro aconteceu nesta segunda-feira (25), no Centro de Eventos Dom Alberto, com a presença de representantes do governo estadual, políticos, lideranças locais, moradores dos municípios de Boquira, Macaúbas e Ibipitanga. Durante o evento, a chefe de Gabinete da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Cibele Carvalho – representando o titular da pasta, Eugênio Spengler -, destacou que o governo está empenhado em discutir ações que visem à segurança hídrica do Vale do Paramirim. “Precisamos ter uma política permanente do uso da água e da gestão dos recursos hídricos nessa região”. Ela disse que “nosso objetivo é propiciar não só o uso múltiplo da água, mas também o desenvolvimento local sustentável”.

Segundo Cibele, entre os compromissos do projeto de segurança hídrica do Vale do Paramirim, proposto pelo Governo do Estado, estão o cadastro de usuários de recursos hídricos; a contratação do Plano de Bacia do Paramirim e Santo Onofre; a modernização da irrigação e eletrificação dessa região; a construção das Barragens Rio da Caixa e Rio dos Remédios; a implantação do esgotamento sanitário do município de Érico Cardoso; e a construção da adutora Zabumbão-Boquira. “Essas ações vão permitir o aumento da oferta de água garantindo segurança hídrica para o abastecimento e irrigação”, afirmou. “Proporcionará também um melhor aproveitamento dos recursos hídricos, mais economia no investimento dos recursos, a preservação de outras bacias, além de ações de revitalização dos mananciais da Bacia do Paramirim”, afirmou.

foto1

A chefe de Gabinete da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Cibele Carvalho | FOTO: Raul Golinelli/GOVBA |

Desenvolvimento
De acordo com o superintendente de Política e Planejamento Ambiental da Sema, Edison Ribeiro, a segurança hídrica do Vale do Paramirim é uma iniciativa prioritária do Governo da Bahia. “Serão feitos investimentos de grande porte na região por se tratar de uma área estratégica do estado e que precisa receber toda a atenção necessária”. Na ocasião, o prefeito de Boquira, Marco Tulio Vilasboas, destacou o empenho do Governo do Estado em trabalhar a partir das necessidades pontuais. “Trata-se de uma iniciativa corajosa, que vai proporcionar uma melhoria efetiva na vida da região”. Segundo ele, “essa adutora é um sonho que esperamos que se torne realidade. A cidade espera que esse projeto de segurança hídrica do Vale do Paramirim proporcione mais dignidade para a população”.

A afirmação foi corroborada pelo prefeito de Ibipitanga, Humberto Rodrigues. Ele ressaltou que “o projeto de segurança hídrica do Vale do Paramirim será determinante para impulsionar o desenvolvimento regional”. Para o secretário de Meio Ambiente de Macaúbas, José Hilton Lima, o território da Bacia Hidrográfica do Paramirim e Santo Onofre possui inúmeras possibilidades, mas também fragilidades. “Estamos unidos nessa discussão, integrados, e buscando soluções para que toda a região seja beneficiada com essa ação”. Presente no evento, o presidente da Câmara de Vereadores de Boquira, vereador Pereira, aproveitou para parabenizar a iniciativa. “Esses debates são importantes para encontrarmos uma solução que seja benéfica para todos”.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.