Ícone do site Jornal da Chapada

Boquira sedia 1ª audiência pública do projeto de segurança hídrica do Vale do Paramirim

foto
Audiência pública do projeto de segurança hídrica do Vale do Paramirim | FOTO: Raul Golinelli/GOVBA |

A cidade de Boquira, localizada no sudoeste do estado, sediou a primeira audiência pública proposta pelo Governo da Bahia para dialogar sobre o projeto de segurança hídrica do Vale do Paramirim. O encontro aconteceu nesta segunda-feira (25), no Centro de Eventos Dom Alberto, com a presença de representantes do governo estadual, políticos, lideranças locais, moradores dos municípios de Boquira, Macaúbas e Ibipitanga. Durante o evento, a chefe de Gabinete da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Cibele Carvalho – representando o titular da pasta, Eugênio Spengler -, destacou que o governo está empenhado em discutir ações que visem à segurança hídrica do Vale do Paramirim. “Precisamos ter uma política permanente do uso da água e da gestão dos recursos hídricos nessa região”. Ela disse que “nosso objetivo é propiciar não só o uso múltiplo da água, mas também o desenvolvimento local sustentável”.

Segundo Cibele, entre os compromissos do projeto de segurança hídrica do Vale do Paramirim, proposto pelo Governo do Estado, estão o cadastro de usuários de recursos hídricos; a contratação do Plano de Bacia do Paramirim e Santo Onofre; a modernização da irrigação e eletrificação dessa região; a construção das Barragens Rio da Caixa e Rio dos Remédios; a implantação do esgotamento sanitário do município de Érico Cardoso; e a construção da adutora Zabumbão-Boquira. “Essas ações vão permitir o aumento da oferta de água garantindo segurança hídrica para o abastecimento e irrigação”, afirmou. “Proporcionará também um melhor aproveitamento dos recursos hídricos, mais economia no investimento dos recursos, a preservação de outras bacias, além de ações de revitalização dos mananciais da Bacia do Paramirim”, afirmou.

A chefe de Gabinete da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Cibele Carvalho | FOTO: Raul Golinelli/GOVBA |

Desenvolvimento
De acordo com o superintendente de Política e Planejamento Ambiental da Sema, Edison Ribeiro, a segurança hídrica do Vale do Paramirim é uma iniciativa prioritária do Governo da Bahia. “Serão feitos investimentos de grande porte na região por se tratar de uma área estratégica do estado e que precisa receber toda a atenção necessária”. Na ocasião, o prefeito de Boquira, Marco Tulio Vilasboas, destacou o empenho do Governo do Estado em trabalhar a partir das necessidades pontuais. “Trata-se de uma iniciativa corajosa, que vai proporcionar uma melhoria efetiva na vida da região”. Segundo ele, “essa adutora é um sonho que esperamos que se torne realidade. A cidade espera que esse projeto de segurança hídrica do Vale do Paramirim proporcione mais dignidade para a população”.

A afirmação foi corroborada pelo prefeito de Ibipitanga, Humberto Rodrigues. Ele ressaltou que “o projeto de segurança hídrica do Vale do Paramirim será determinante para impulsionar o desenvolvimento regional”. Para o secretário de Meio Ambiente de Macaúbas, José Hilton Lima, o território da Bacia Hidrográfica do Paramirim e Santo Onofre possui inúmeras possibilidades, mas também fragilidades. “Estamos unidos nessa discussão, integrados, e buscando soluções para que toda a região seja beneficiada com essa ação”. Presente no evento, o presidente da Câmara de Vereadores de Boquira, vereador Pereira, aproveitou para parabenizar a iniciativa. “Esses debates são importantes para encontrarmos uma solução que seja benéfica para todos”.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas