• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

Feira de Santana: Projeto Feira Produtiva fortalece economia solidária

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
2 junho 2015 - 16h10
no Cidades, Curiosidades, Menu Principal
0
Anatel descarta “apagão” da TV aberta com desligamento de sinal analógico
foto
Iniciativa prevê potencializar empreendimentos através de ações integradas | FOTO: Meramente Ilustrativa/Reprodução/Secom |

Artesã há 40 anos, Meire Teresinha Gomes começou a produzir artesanato ainda quando criança. Para ampliar o negócio e ver seu trabalho conhecido em toda a região ela passou a integrar há um ano a rede Mãos Que Realizam, grupo com cerca de 40 associados que trabalham nos segmentos de artesanato, confecções e gênero alimentício. Entre os dias 26 e 30 de maio a artesã se uniu a diversos empreendimentos da economia solidária que expuseram, na avenida Getúlio Vargas, itens de decoração, roupas, bonecas de pano, beijus, bolos e panos de prato produzidos pelos grupos do projeto Feira Produtiva – Economia Solidária.

Após negociar cerca de 35% de tudo que expôs, a artesã ficou satisfeita com a oportunidade de divulgar os seus produtos. “Foi muito bom participar, pois é um realce para o nosso trabalho. O objetivo na feira não é só a venda direta, mas a divulgação dos produtos e a comunicação com os visitantes para possíveis vendas futuras. Fiz muitos contatos, distribuí cartões e as pessoas retornam fazendo encomendas”, conta.

O projeto Feira Produtiva visa a geração de trabalho e renda de forma sustentável por meio de ações voltadas para o beneficiamento e comercialização dos produtos. Resultado da integração entre o governo municipal e o Sebrae, a iniciativa oferece capacitação e outros benefícios para 1.421 pessoas em 46 grupos cadastrados.

“O projeto agrega a divulgação dos nossos produtos com a capacitação e o associativismo”, explica Teresinha, animada ao revelar que a rede da qual faz parte começa a ampliar sua atuação no mercado com produtos para ornamentação de festas. Para ela, o Sebrae foi fundamental nesse processo. “O Sebrae nos ensinou a ter um plano de negócio, trabalhar planilha de preço e como chegar ao preço certo. Tudo isso é muito importante pra gente”, completa a artesã.

Integrante da comissão de organização da feira, Amélia Ribeiro destaca que o projeto trouxe mais força para os empreendimentos da economia solidária.”Nós começamos a ver a coisa de um novo ângulo, aqui podemos trabalhar em grupo, mostrar que temos força. Além de divulgar o nosso trabalho podemos adquirir novos conhecimentos”.

Projeto Feira Produtiva
Iniciado em 2014, o projeto Feira Produtiva tem o apoio do Ministério do Trabalho, Emprego e Renda, através da Secretaria Nacional de Economia Solidária. Com destaque nacional, a iniciativa foi apontada pelo ministério como um dos 12 melhores projetos nacionais de Economia Solidária. Além das oficinas de capacitação, oferta de matéria-prima, elaboração de planos de negócios e assistência técnica, o projeto prevê potencializar os empreendimentos através da oferta de equipamentos específicos para cada atividade .

De acordo a gestora de projetos de Agronegócio do Sebrae Feira de Santana, Maria Guadalupe Souza, o Sebrae já capacitou cerca de 30 redes e a meta é capacitar todos os grupos até o final do ano. Ela destaca a vantagem de trabalhar de forma coletiva. “Através destas ações já percebemos mais qualidade nos produtos e organização das redes. Uma coisa é você estar na sua comunidade isolado e produzido só, outra coisa é você se unir para facilitar a compra de insumos com custo menor, por exemplo.”

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social do município, Ildes Ferreira, a parceria com o Sebrae é fundamental para o êxito do projeto que prevê a autogestão dos grupos. “Só existe sustentabilidade com esse ingrediente, gente preparada e qualificada, e o Sebrae vem cumprir esta tarefa”

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

MPF denuncia ex-jogador das divisões de base do Bahia e do Vitória por falsidade ideológica

Próximo Post

Anatel descarta “apagão” da TV aberta com desligamento de sinal analógico

Próximo Post

Anatel descarta "apagão" da TV aberta com desligamento de sinal analógico

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.