Ícone do site Jornal da Chapada

Expedição que começa na Chapada Diamantina percorre o caminho do Rio Paraguaçu na Bahia

foto1
Realizada pelo projeto Semeando Águas no Paraguaçu, a expedição busca promover o diálogo entre os atores das regiões do baixo, médio e alto Paraguaçu visando a sua recuperação e conservação | FOTO : Reprodução/Arquivo/Projeto Semeando Àguas no Paraguaçu |

No período de 8 a 12 de junho, desta segunda à sexta-feira, será realizada na Bahia a “Expedição nas Águas do Paraguaçu”, que irá percorrer trechos de uma das bacias hidrográficas mais importantes para o Estado, e que abastece mais de 3 milhões de pessoas. A expedição faz parte das atividades do projeto Semeando Águas no Paraguaçu e contará com 30 participantes, dentre lideranças locais e representantes do setor público e privado. O objetivo é fomentar o diálogo, identificar áreas de vulnerabilidade e experiências de sucesso em conservação.

A expedição inicia em 8 de junho na nascente do rio Paraguaçu, localizada  no município de Barra da Estiva e termina em sua foz, na Reserva Extrativista Marinha Baía de Iguape, em Maragogipe no dia 12 de junho. O percurso da expedição irá proporcionar aos participantes conhecer vários trechos da bacia hidrográfica, bem como sua dinâmica geográfica, social, econômica, cultural e ambiental, por meio de conversas com atores envolvidos nas regiões do baixo, médio e alto Paraguaçu. Os diálogos irão identificar áreas críticas e potencialidades da região, apontando agendas de assuntos em comum, possíveis parcerias e troca de experiências que integram as ações de conservação do Rio Paraguaçu em todo o seu percurso.

Intercâmbio – Lideranças comunitárias e de movimentos sociais, representantes de consórcios de prefeitos, Conselhos de Desenvolvimentos Territoriais, ONGs, legisladores, funcionários públicos, empresas e membros do Comitê da Bacia fazem parte do público da expedição. O intercâmbio entre os diversos públicos é destacado por Beto Mesquita, Diretor de Estratégia Terrestre da Conservação Internacional (CI-Brasil), que ressalta a importância da atividade para o projeto e para a Bacia do Paraguaçu, que é um dos territórios prioritários da organização. “É uma oportunidade ímpar para o intercâmbio de saberes e olhares sobre a região. As experiências vivenciadas serão fundamentais para a construção participativa de estratégias inovadoras que apontem para a recuperação e sustentabilidade da bacia”, afirma Beto Mesquita. 

Para o coordenador do projeto Semeando Águas no Paraguaçu, Rogério Mucugê, “esta expedição proporcionará aos diversos setores representados, a possibilidade de ampliar suas percepções sobre a bacia do Paraguaçu, de forma a olhar sempre o ponto de vista do outro, possibilitando agendas e proposições comuns positivas”. Rogério também destacou a importância da expedição como um momento de reflexão sobre a bacia, com seus sujeitos sociais de cada local visitado. Luiz Ferraro, superintendente de estudos e pesquisas da Secretaria de Meio Ambiente da Bahia, vê a expedição como uma “oportunidade para as diversas lideranças da Bahia olharem conjuntamente para seus desafios e potenciais, além de permitir uma percepção mais próxima da realidade do Paraguaçu”.

Rio Paraguaçu – A bacia hidrográfica do Rio Paraguaçu abastece mais de 3 milhões de pessoas na região metropolitana de Salvador, Bahia. Inclui 86 municípios baianos, que correspondem a 10% do território do Estado, e percorre 600km, passando por biomas diversos como o Cerrado, a Caatinga e a Mata Atlântica, abrangendo grande diversidade ambiental, geográfica e social. Atualmente o Paraguaçu sofre um grave estado de degradação de sua vegetação nativa, contaminação e assoreamento dos cursos d´água, necessitando de medidas urgentes para sua reabilitação e conservação.

Semeando Águas no Paraguaçu – Desenvolver estratégias para a revitalização da bacia do rio Paraguaçu, mobilizar agentes locais recuperar florestas, margens de rios e nascentes, e fomentar a adequação ambiental de propriedades rurais são os objetivos do projeto Semeando Águas no Paraguaçu, realizado pela Conservação Internacional (CI-Brasil), em parceria com o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Secretaria de Meio Ambiente da Bahia, e que conta com o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental. O projeto conta com várias atividades como oficinas, restauração ecológica e demais ações ambientais para contribuir para a conservação da bacia hidrográfica e formar multiplicadores de boas práticas nas regiões do entorno do rio Paraguaçu. Para saber mais, acesse o site www.semeandoaguas.org e a página do projeto no Facebook.

Serviço: “Expedição nas Águas do Paraguaçu” – 08 a 12 de junho, de Barra da Estiva a Maragogipe, BA. Mais informações através do e-mailsemeandoaguas@conservacao.org, ou dos telefones (75) 8349-1197 ou (75) 3338-2221.

Roteiro da expedição

08/06 (segunda)

12:00     Chegada e almoço – Barra da Estiva

13:30     Roda de apresentações e detalhes da expedição

15:30     Visita à nascente do Paraguaçu – Barra da Estiva. Visita guiada por Brigadas Voluntárias BRAVOS e GUERREIROS

Pernoite em Barra da Estiva

09/06 (terça)

09:30     Produção de mudas e área de restauração do Projeto Semeando Águas no Paraguaçu, na comunidade das Caraíbas – Mucugê (recepção: Associação Comunitária das Caraíbas)

11:30     Barragem do Apertado, com representante do Agropolo Mucugê – Ibicoara

14:15     A importância dos rios do Paraguaçu para os assentamentos de reforma agrária da Bacia do Paraguaçu – Assentamento Rosely Nunes – Itaetê. Visita com representantes do MST e da FETAG

Pernoite em Andaraí

10/06 (quarta)

10:30     Visita à produção orgânica de representante da Associação Certificadora dos Produtores Orgânicos da Bahia – Acepoba, em Itaberaba

Pernoite em Cachoeira

11/06 (quinta)

09:30    Reflorestamento na Fazenda Dannermann

13:30    Pedra do Cavalo com gestor da APA Pedra do Cavalo

16:30    Potencialidades e vulnerabilidades do Paraguaçu para os extrativistas da Reserva Extrativista Marinha Baía de Iguape- com apresentação cultural local -Samba de Maragogó e grupo Cantarolama

Pernoite em Maragogipe

12/06 (sexta)

08:15     Reunião do Comitê de Bacia do Paraguaçu

10:00     Fechamento da Expedição – avaliação final e encaminhamentos

13:30     Retorno para locais de origem

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas