Chapada: Semeando Águas no Paraguaçu realiza oficinas e lança cartilha em Ibicoara

Postado em ago 24 2015 - 11:18am por Jornal da Chapada
foto

No mês de agosto, as atividades do projeto estão voltadas à restauração de florestas | FOTO: Ascom/Semeando Águas no Paraguaçu |

De 24 a 28 de agosto, o Projeto Semeando Águas no Paraguaçu realiza duas oficinas para capacitar agricultores e técnicos em restauração de florestas: a oficina de restauração ecológica e a oficina de gerenciamento de viveiros. No dia 27, a programação também conta com o lançamento da cartilha “Como restaurar sua floresta”, elaborada pelo projeto. A programação se inicia no dia 24, com a oficina de restauração ecológica, realizada em parceria com o Programa de Formação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Formar) da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

O objetivo é conhecer a teoria e a prática da restauração ecológica e desenvolver competências no planejamento da restauração de áreas degradadas e na adequação ambiental, em conformidade com a legislação ambiental brasileira em vigor. A oficina será ministrada pela bióloga Clarissa Machado Pinto Leite, doutoranda em Ecologia pela UFBA e consultora do FORMAR – SEMA e por Dary Rigueira, doutorando em Ecologia pela UFBA e coordenador de projetos da Conservação Internacional, na área de restauração de ecossistemas.

Já a oficina de gerenciamento de viveiros tem como objetivo conhecer as bases teóricas e práticas de um processo de gestão de viveiros de mudas florestais nativas e desenvolver habilidades para o gerenciamento, administração e comercialização de mudas florestais nativas. Será ministrada por Gustavo Wyse Abaurre, engenheiro florestal, mestre em ciências ambientais e florestais pela UFRRJ e gerente geral da GWA Empreendimentos Florestais LTDA ME. Gustavo trabalha com produção de mudas há sete anos e é especialista na produção de espécies florestais nativas da Mata Atlântica. Ministrou recentemente a oficina de coleta e produção de mudas florestais nativas em Ibicoara em parceria com o Projeto Semeando Águas no Paraguaçu.

foto4

O projeto realiza diversas atividades como oficinas, restauração ecológica e demais ações ambientais para contribuir para a conservação da bacia hidrográfica | FOTO: Ascom/Projeto Semeando Águas no Paraguaçu |

Cartilha “Como restaurar sua floresta” – Sem florestas, a provisão de água para o bem-estar humano se torna prejudicada. Por isso, para estimular a restauração das áreas degradadas no Paraguaçu, será lançada no dia 27 de agosto, e será distribuída gratuitamente para representantes da sociedade civil com atuação na área ambiental, produtores rurais, viveiristas, agentes públicos, servidores, técnicos, gestores, membros de órgãos colegiados, e coletores de sementes dos 16 municípios do Alto Paraguaçu. A cartilha também está disponível em formato digital, e pode ser acessada http://www.semeandoaguas.org.br/acervo/como-restaurar-sua-floresta-cartilha/.

Semeando Águas no Paraguaçu
Realizado pela Conservação Internacional (CI-Brasil), em parceria com o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Secretaria de Meio Ambiente da Bahia, conta com o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental. O projeto realiza diversas atividades como oficinas, restauração ecológica e demais ações ambientais para contribuir para a conservação da bacia hidrográfica e formar multiplicadores de boas práticas nas regiões do entorno do rio Paraguaçu. Para saber mais, acesse o site www.semeandoaguas.org e a página do projeto no Facebook.

Serviço: Oficinas de restauração ecológica e gerenciamento de viveiros e lançamento da cartilha “Como restaurar sua floresta”. De 24 a 28 de agosto em Ibicoara. Mais informações: [email protected] ou pelos telefones (75) 8349-1197 ou (75) 3338-2221.

Programação do lançamento da cartilha “Como restaurar sua floresta”:
19:30 – Boas Vindas e Abertura: Tatiana Portela (Secretária de Turismo e Meio Ambiente de Ibicoara); Rogério Mucugê Miranda (Coordenador do Projeto Semeando Águas no Paraguaçu); Luciana Santa Rita (Coordenadora de Projetos Socioambientais da SEMA).
20:00 – Por que e como restaurar sua floresta? Dary Rigueira – Coordenador de Projetos Restauração de Ecossistemas – Projeto Semeando Águas no Paraguaçu.
20:30 – Lançamento da Cartilha
20:45 – Apresentação Cultural – voz e violão com Emerson Rodrygues.
De 24 a 28 de agosto – Exposição fotográfica “Imensidão: Caminhos do Paraguaçu” – exposição itinerante resultado da Oficina de Comunicação realizada com agentes multiplicadores, dos 16 municípios do Alto Paraguaçu, no município de Lençóis, em março de 2015.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.